terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Visitante 'preguiçoso', Barça enfrentará o melhor Real de Mourinho

Dentro do Camp Nou, o Barcelona faz uma campanha quase perfeita na liga espanhola. Em nove partidas, marcou 39 gols e não sofreu nenhum, deixando de vencer apenas em uma ocasião, contra o Sevilla, quando uma atuação magistral do goleiro Javi Varas garantiu o empate por 0 a 0.

O problema para os culés é que o clássico deste sábado contra o Real Madrid será no Santiago Bernabéu. E uma olhada no retrospecto do time de Pep Guardiola como visitante neste campeonato é razão para se preocupar.

Em seis jogos fora de casa, o Barça venceu apenas duas vezes, contra Sporting Gijón e Granada, com magros 1 a 0. Nas outras partidas, três empates (Real Sociedad, Valencia e Athletic Bilbao), e a derrota para o Getafe, que quebrou a invencibilidade que o time carregava desde abril. Ao todo, apenas oito gols marcados e sete sofridos.

Lionel Messi, que tem 17 gols e divide a artilharia da liga com Cristiano Ronaldo, marcou 16 destes gols no Camp Nou. Por outro lado, seu retrospecto no Bernabéu impressiona. Nenhum outro jogador blaugrana marcou tantos na casa do rival: sete. Nas últimas cinco visitas (Supercopa 2011, Champions League 2010/11, campeonato 2010/11, 2009/10 e 2008/09), sempre deixou sua marca.

O desafio para Messi e o Barcelona, desta vez, será maior. Com 14 vitórias consecutivas em partidas oficiais, os merengues vivem o melhor momento sob o comando de José Mourinho, que já mostrou na Internazionale como o segundo ano de trabalho pode ser aquele em que os frutos aparecem.

Apesar de taticamente semelhante ao da última temporada, o Real Madrid de hoje tem mudanças importantes, como a efetivação de Sergio Ramos como zagueiro. A recuperação de figuras importantes, como Benzema e Kaká, que finalmente começaram a justificar os altos investimentos, deram novas opções ao treinador.

O Real Madrid tem pontuação máxima no Bernabéu, com seis vitórias em seis jogos, 28 gols marcados e sete sofridos. A confiança está em alta, apesar da freguesia recente.

Resta saber o que os treinadores têm em mente. Mourinho confiará no módulo atual ou repetirá os duelos da última temporada, armando um time defensivo para tentar anular os pontos fortes do rival? E Guardiola, apostará no testado e aprovado ou usará o 3-4-3 de eficiência ainda discutível nesta temporada?

Em campo, estarão os três finalistas da Bola de Ouro 2011. Que chegue logo o sábado.