terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Quem foi o melhor (e o pior) time brasileiro em 2011?

Hora de fecharmos o balanço do futebol brasileiro em 2011. A ideia aqui é estabelecer um mini-ranking envolvendo os 12 clubes mais populares do país. Quem fez bonito e quem fez feio no ano que está acabando. Menções honrosas para a Portuguesa, Ponte, Náutico, Sport, Figueirense e, sobretudo, ao Coritiba. Coxa bateu recorde, jogou bem boa parte do ano e por pouco não foi a Libertadores. Vamos à lista... Você concorda?

1. Vasco: campeão da Copa do Brasil. Disputou Brasileiro e Sul-Americana até o fim, com chances. Soube lidar muito bem com a saída traumática de seu treinador, Ricardo Gomes.

2. Corinthians: saiu de um dos maiores vexames da sua história, a derrota para o Tolima na Pré-Libertadores, encerrou a “Era Ronaldo-Roberto Carlos” e terminou o ano campeão brasileiro.

3. Santos: ganhou o Paulista e o título mais importante da temporada: a Libertadores. Mas terminou o ano com uma baita fiasco diante do Barcelona. Sim, a última impressão é a que fica.

4. Flamengo: ganhou Estadual e ficou com uma das vagas na Libertadores. Sim. Ficou o gostinho de ‘quero mais’. O investimento era para mais do que isso. Mas fechou o ano ‘dignamente’.

5. Internacional: bem semelhante ao Flamengo. Estadual e vaga na Libertadores no fim, no sufoco. Mas tinha time, expectativa e investimento para muito mais. Ficou devendo.

6. Fluminense: fechou a temporada sem um troféu, mas compensou a traumática eliminação na Libertadores com bela arrancada no Brasileiro e a vaga no torneio sul-americano em 2012.

7. Cruzeiro: campeão estadual, eliminação traumática na Libertadores. Péssima campanha no Brasileirão, mas o que foi aquele último jogo contra o Atlético-MG? Valeu, não valeu?

8. São Paulo: ficou no quase, em todas as competições. Teve bons e maus momentos. Terminou o ano frustrado pelo time que montou. Só celebrou os recordes de Rogério Ceni.

9. Botafogo: outro que ficou no quase. Outro que chegou a mobilizar o torcedor. Mas acabar o ano sem nada novamente estragou o trabalho feito. Caiu técnico, caiu tudo. Restou pouco.

10. Grêmio: ano para esquecer. Perdeu tudo, não arrancou, não empolgou, não disputou nada para valer. Não honrou, enfim, a fama de ‘imortal’. Muda tudo para 2012.

11. Palmeiras: ainda bem que o ano acabou, e acabou com vitória sobre o São Paulo e empate com o campeão Corinthians. O resto (os vexames, as brigas, os desmandos...) é pra esquecer.

12. Atlético-MG: o torcedor atleticano até teve bons momentos. Vibrou com a arrancada do time, a fuga do rebaixamento, mas terminou o ano massacrado pelo rival quando podia rebaixa-lo...