quinta-feira, 29 de setembro de 2011

VÍDEO: Messi marca dois, iguala mito, e Barcelona goleia o Bate Borisov

O Barcelona conquistou nesta quarta-feira a primeira vitória na temporada 2011-12 da Champions League, ao golear o Bate Borisov por 5 a 0, na Bielorrússia. A resultado foi importante para o clube catalão, que na estreia cedeu empate por 2 a 2 ao Milan. Mas foi ainda mais especial para Lionel Messi.

O argentino marcou duas vezes e igualou-se ao húngaro Láslo Kubala como segundo maior artilheiro da história do Barcelona, com 194 gols. Kubala, um dos mitos da história do clube catalão, atingiu a marca em 11 temporadas, aos 34 anos. Messi iguala a marca aos 24, no começo da sétima temporada pelo clube. O maior artilheiro da história do Barcelona é César Rodríguez, com 235 gols.

A noite bielorrussa foi de Messi, sem dúvidas. Mas os companheiros, como de hábito, ajudaram. Os adversários, também.



Clique no player para assistir aos gols da partida!
O primeiro gol, por exemplo, foi contra. Após cruzamento de Daniel Alves, aos 19 minutos, Volodko se antecipou a Messi e chutou contra a própria meta. O argentino até comemorou, tentando “roubar” gol para si. Nem precisava.

Aos 22 minutos, foi a vez de Pedro marcar. O espanhol aproveitou bola cruzada por Villa e não deu chances ao goleiro Gutor.

O arqueiro do Bate não teve culpa nos dois primeiros gols. Mas no terceiro, ele vacilou feio. Ao não encaixar uma bola, rebateu justamente na cabeça de Messi, que só teve o trabalho de completar para o gol vazio, ficando a um gol de igualar Kubala. E ainda eram 38 minutos primeiro tempo.

Na etapa final, o Barcelona diminuiu o ritmo. Mas Messi queria mais. E, aos 11 minutos, o argentino recebeu passe de Daniel Alves e chutou da entrada da área para transformar a vitória em goleada. E para transformar-se, também, no segundo maior artilheiro da história do Barcelona.

No último minuto, Villa ainda marcou o quinto. O atacante poderia ter passado para Messi, mas preferiu chutar em gol. Assim, o argentino terá duas festas - hoje, por se igualar a Kubala. E quando marcar o próximo, superando o mito húngaro.

A goleada foi a quarta do Barcelona na temporada. O clube catalão já havia goleado Atlético de Madri e Villarreal, também por 5 a 0, e massacrado o Osasuna por 8 a 0, sempre no Campeonato Espanhol.

FICHA TÉCNICA
BATE BORISOV 0 X 5 BARCELONA

Local: Estádio de Dinamo, em Minsk (Bielorrúsia)
Data: quarta-feira, 28/09/2011
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Manuel Grafe (ALE)
Assistentes: Markus Hacker e Guido Kleve (ALE)
Cartões amarelos: Simic (BAT) Dani Alves (BAR)
Gol: BARCELONA: Volodko (contra), aos 19min, Pedro, aos 22min e Messi, aos 38min do 1° tempo e Messi, aos 21min e Villa, aos 45min do 2° tempo

BATE BORISOV: Gutor; Bordachev, Filipenko, Simic e Volodko; Renan Bressan (Aleksyan), Kontsevoi, Olekhnovich e Baga; Rudik (Kurlovich) e Kezman (Skavysh)
Técnico: Viktor Goncharenko

BARCELONA: Victor Valdés; Daniel Alves, Puyol, Mascherano e Abidal (Maxwell); Keita, Xavi (Fábregas) e Thiago Alcântara; David Villa, Messi e Pedro (Adriano)
Técnico: Josep Guardiola