sexta-feira, 5 de agosto de 2011

VÍDEO: Dérbi no Oriente vale primeiro título da temporada italiana. Milan ou Inter?

Milan e Internazionale disputam neste sábado a Supercopa Italiana, a partir das 9h, com transmissão da ESPN Brasil. É a primeira vez, desde a criação do duelo entre os vencedores da Serie A e da Copa da Itália, em 1988, que os dois rivais de Milão ficam frente a frente na disputa. Ironicamente, será também o último "Derby della Madonnina" este ano, já que a tabela do campeonato marca o confronto para a penúltima rodada (janeiro de 2012, no turno, e maio, no returno).

A partida será disputada no estádio Ninho de Pássaro, que abrigou os Jogos Olímpicos de Pequim e já recebeu uma edição anterior da Supercopa, em 2009, quando a Inter de José Mourinho foi derrotada pela Lazio. Outras edições já foram realizadas no exterior: duas vezes nos Estados Unidos (1993 e 2003) e uma na Líbia (2002).

O primeiro troféu da temporada não é necessariamente indício do que virá pela frente. Depois daquela derrota na China, Mourinho levou a Inter ao "triplete" de títulos, com Champions League, campeonato e copa. Em compensação, Rafa Benítez levou os nerazzurri ao título da Supercopa no ano passado e nem mesmo comeu o panetone como treinador da equipe (apesar de ter conquistado também o Mundial de Clubes).



Clique no player para assistir ao comentário!
De qualquer maneira, vale muito pela rivalidade entre os dois times, que a princípio partem como favoritos ao scudetto. O Milan que entra em campo neste sábado não difere em nada daquele que se sagrou campeão nacional da última temporada. Os dois principais reforços - Mexès e Taiwo - estão indisponíveis. O zagueiro francês por estar em recuperação (assim como Flamini, Inzaghi e o recém-chegado El Shaarawy) e o lateral nigeriano por ainda cumprir uma suspensão dos tempos de Olympique de Marseille. Portanto, será o habitual 4-3-1-2, com Boateng atrás da dupla Pato-Ibrahimovic.

Vale lembrar que Massimiliano Allegri conseguiu duas vitórias nos dérbis de 2010/11. E enfrenta uma Inter cheia de novidades no plano tático. Gian Piero Gasperini, o ex-treinador do Genoa que assumiu o lugar de Leonardo, trabalhou durante a pré-temporada com o esquema 3-4-3 que adotava no antigo clube. Como qualquer nova formação, requer prática e entrosamento, o que não se adquire em poucas semanas de trabalho.

Além disso, ao contrário do colega rossonero, Gasperini optou por dar férias mais longas aos jogadores que disputaram a Copa América. As únicas exceções foram o goleiro Júlio César e o capitão Javier Zanetti, por causa de lesões sofridas por Viviano e Nagatomo, que deveriam ser titulares no confronto. Gasperini havia negado um pedido de Zanetti para antecipar o retorno a fim de participar da Supercopa, alegando que o descanso seria importante, mas voltou atrás com a contusão do japonês.

Entre os novos contratados, aquele que tem mais chances de estrear é o argentino Ricky Álvarez, ex-Vélez Sarsfield. Polivalente, Álvarez pode atuar como meia ou atacante de lado. Na pré-temporada, deixou boas impressões no início, mas oscilou demais, o que pode motivar o treinador a apostar em Pandev, há mais tempo com o grupo.

A Inter ainda pode mudar sua cara antes do início do campeonato, considerando a hipótese de Sneijder ser negociado com o Manchester United. Neste caso, cresceriam as cotações de Tevez, do City, em Appiano Gentile. O Milan, por sua vez, considera que o quebra-cabeças de Allegri ainda depende de uma peça faltante: um meio-campista que jogue pela esquerda, como Seedorf. Os torcedores sonham alto (Fàbregas, Schweinsteiger), mas a realidade deve ser um nome entre Aquilani e Montolivo.

Por ser um time já pronto, o Milan leva certa vantagem nesta Supercopa. Mas clássico... bom, você já sabe. Melhor acordar cedo no sábado.

Veja os relacionados e as prováveis escalações:

Milan

Goleiros: Abbiati, Amelia, Roma
Defensores: Abate, Antonini, Bonera, Nesta, Taiwo, Thiago Silva, Zambrotta, Yepes, De Sciglio
Meio-campistas: Ambrosini, Boateng, Emanuelson, Gattuso, Seedorf, Van Bommel, Valoti
Atacantes: Cassano, Ibrahimovic, Paloschi, Pato, Robinho.

Time provável (4-3-1-2): Abbiati; Abate, Nesta, Thiago Silva, Zambrotta; Gattuso, Van Bommel, Seedorf; Boateng; Pato, Ibrahimovic.

Inter

Goleiros: Júlio César, Castellazzi, Orlandoni
Defensores: Córdoba, Caldirola, Ranocchia, Samuel, Chivu, Faraoni, Santon, Bianchetti, Zanetti, Natalino
Meio-campistas: Stankovic, Thiago Motta, Sneijder, Álvarez, Mariga, Obi, Crisetig, Muntari
Atacantes: Pazzini, Eto'o, Pandev, Castaignos

Time provável (3-4-3): Júlio César; Ranocchia, Samuel, Chivu; Santon, Stankovic, Sneijder, Zanetti; Pandev (Álvarez), Pazzini, Eto'o.