quarta-feira, 27 de abril de 2011

Renato Gaúcho defende grupo do Grêmio, mas abre chance de mudanças no futuro

A derrota para a Universidad Católica, no Olímpico, por 2 a 1, deixou o Grêmio em situação delicada na Libertadores. Após a partida, o técnico Renato Gaúcho manteve o discurso de defesa ao elenco. Porém, a insistência da imprensa fez o comandante abrir chance de mudanças. Segundo ele, para a Libertadores o grupo será este, mas depois a história muda.

"Sempre vou defender meu elenco. O Grêmio se classificou na Libertadores com este grupo, vencemos o primeiro turno do Gauchão da mesma forma. É com este que faremos a final domingo. Então não adianta criticar A, B ou C. Poderiam ter vindo reforços? É, mas agora não adianta falar", comentou o treinador.

O tom da manifestação de Renato não abriu espaço para sequer uma crítica aos jogadores. O único publicamente cobrado foi  Borges, que acertou cotovelada em Henriquez e acabou expulso a 34 minutos do primeiro tempo. O restante do time, incluindo a defesa que voltou a falhar em bola aérea, recebeu defesa ferrenha.

"Não adianta expor os lados negativos e crucificar meu time. É trabalhar e ver com o grupo onde erramos. Esse tipo de erro não se pode cometer. Trabalhamos todos os dias: meio-campo, ataque e defesa. Quando eles vão a campo procuram dar o máximo de si. Erros sempre vão acontecer", falou o treinador.

Em outros momentos, o comandante pediu reforços, cogitou jogadores, e colocou o Grêmio no mercado. Já agora, a defesa ao elenco se justifica pela necessidade de rápida remobilização. Depois de ver a sequência ameaçada na Libertadores, o time tricolor precisa vencer o Inter no Gre-Nal neste domingo para ser campeão gaúcho.

"Você quer que eu diga o que? O meu grupo é este e será sempre defendido. Mas no momento em que os campeonatos terminarem será diferente. Daí é outro departamento. Enquanto isso tenho é que dar moral para eles. Vou cobrar algumas coisas que não fizemos direito, mas minha função é essa, colocar todos para cima", finalizou Renato.

O elenco gremista se reapresenta nesta quarta-feira e inicia preparação para a final do segundo turno do Campeonato Gaúcho, marcada para domingo, às 16h, contra o Inter, no Beira-Rio. Pela Libertadores, o time tricolor tenta reverter a vantagem dos chilenos atuando em Santiago, na próxima quarta-feira, às 21h50 (horário de Brasília).