quinta-feira, 10 de março de 2011

Ingressos caros e problemas nas vendas geram críticas ao marketing do Santos

Constantemente, o blog tem recebido queixas de torcedores do Santos sobre dificuldades para a compra de ingressos pela internet. Antes da partida contra o Cerro Porteño, pela Libertadores, a reclamação também foi em relação ao preço do bilhete de arquibancada: R$ 100 para não-sócios.
As críticas agora partem de uma corrente de conselheiros que apoiou o presidente Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro. Celso Leite, presidente da Associação Terceira Via Santista, publicou no site oficial de sua ala (www.terceiraviasantista.com.br) carta ao dirigente. Ele critica o departamento de marketing do clube.
O conselheiro afirma que a decisão de cobrar R$ 100 por um jogo de Libertadores e quando o time não estava bem foi contraditória à campanha de marketing denominada “multiplicação dos peixes”.
 O preço salgado espantou o público. Apenas cerca de 6.500 torcedores foram à Vila Belmiro apoiar o time na partida pelo torneio continental. Leite também classificou de “outro desatino” a atitude da diretoria de cobrar R$ 50 por um ingresso de arquibancada no jogo contra a Lusa, em plena Quarta-feira de Cinzas.
Ele também se queixa de longas filas na secretaria do clube formadas por torcedores com dificuldades para comprar os ingressos ou até mesmo para passar os bilhetes nas catracas.  E pede para que seja estabelecida uma política definitiva de preços e promoções, a fim de não gerar incertezas.
Antes do jogo com a Lusa, por exemplo, os funcionários do clube tiveram dificuldades operacionais para colocar em prática a promoção que dava ingressos gratuitos para sócias e seus acompanhantes. Parte desses funcionários está assustada com a reação de torcedores que se queixam dos problemas e chegam fazer ameaças de agressão.
No jogo contra a Lusa, a Torcida Jovem entrou em atrito com a PM após um protesto contra o preço dos ingressos.
Politicamente, a carta pode ser interpretada também como uma estocada justamente na área que é a menina dos olhos do presidente do Santos: o departamento de marketing. O blog telefonou para o gerente do setor, Armênio Neto, mas não conseguiu localizá-lo.
Adriano
Recebi um e-mail da assessoria de imprensa do Santos negando que o clube tenha tentado entrar em contato com o agente do jogador e afirmando que não há interesse em contratá-lo. O blog, porém, mantém a informação de que representantes do clube tentaram sem sucesso localizar o empresário Gilmar Rinaldi, na quarta-feira.
À noite, durante o jogo com a Lusa, muitos conselheiros se manifestaram a favor de o Santos não entrar na briga pelo Imperador, considerado por eles caro e encrenqueiro.