segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Clijsters avança às quartas e enfrenta Radwanska

2011/clijsters/0124_ausopen_vibra_int.jpg
Clijsters ainda não perdeu sets no torneio


Melbourne (Austrália) – Fechando a programação desta segunda-feira, a belga Kim Clijsters eliminou a russa Ekaterina Makarova em sets diretos, 7/6 (7-3) e 6/2, e está nas quartas de final do Aberto da Austrália. A terceira favorita ao título chega a essa fase do torneio pela sexta vez na carreira.
Sua adversária será a polonesa Agnieszka Radwanska, cabeça 12 do torneio, que derrotou a chinesa Shuai Peng por 7/5, 3/6 e 7/5. A belga enfrentou a jogadora de 21 anos apenas uma vez no circuito, nas oitavas de final de Wimbledon em 2006. Na ocasião, Clijsters venceu por duplo 6/2.
O primeiro set entre Clijsters e Makarova teve uma quebra cada cada jogadora, mas a belga foi mais consistente no tiebreak, ficando à frente no placar. Com duas quebras no segundo, Clijsters administrou o set até chegar a vitória. Apesar de ter feito mais winners que a cabeça 3, 17 a 15, Makarova cometeu 36 erros não-forçados contra 24 de Clijsters.
Vice-campeã do Aberto da Austrália em 2004, Clijsters ainda não perdeu sets nesta edição do Grand Slam. A belga deu uma "bicicleta" em Dinara Safina e passou por Carla Suarez Navarro e Alizé Cornet para chegar às oitavas. Caso vá à semifinal, encontrará a vencedora entre Vera Zvonareva e Petra Kvitova.
Por sua vez, Makarova terminou sua melhor participação em Grand Slam, sendo responsável pela eliminação de nomes conhecidos, como Ana Ivanovic e Nadia Petrova. A campanha em Melbourne deverá fazer com que a russa suba no ranking, em que atualmente ocupa a 49ª posição.