quinta-feira, 18 de maio de 2017

Flamengo cai na fase de grupos pela 3ª vez seguida e aumenta lista de vexames na Libertadores


Flamengo foi eliminado na fase de grupos da Libertadores mais uma vez
O torcedor do Flamengo lamentou o desastre desta quarta-feira ao ser eliminado ainda na fase de grupos da Libertadores. Mas a dura verdade é que o clube rubro-negro já se acostumou com vexames internacionais nos últimos anos, em especial no século XXI.
Afinal de contas, é nada menos que a terceira vez consecutiva (e a quarta neste século) que o Fla cai na fase de grupos.
A primeira eliminação bastante precoce aconteceu em 2002. O time, que contava com o goleiro Júlio César, o zagueiro Juan, o lateral Athirson, os meio-campistas Felipe Melo, Juninho Paulista e Petkovic, acabou como lanterna de um grupo que contava com Olimpia (PAR), Universidad Católica (CHI) e Once Caldas (COL).
O clube só voltou ao torneio em 2007, mas acabou caindo para um rival com muito menos tradição. O Defensor Sporting (URU) abriu 3 a 0 no jogo de ida das oitavas de final e, mesmo ganhando por 2 a 0 na volta, o Flamengo acabou eliminado. Aquele time contava com nomes como o do goleiro Bruno, os laterais Léo Moura e Juan, os meio-campistas Renato Augusto e Juninho Paulista e os atacantes Obina e Souza.
Gian: 'A eliminação é uma tragédia para o Fla, mas não pode haver revolução neste momento'
No ano seguinte, o vexame foi até maior. De novo nas oitavas de final, o Flamengo foi até o México e venceu o América por 4 a 2 na ida. Na volta, era só administrar o resultado. Em pleno Maracanã, porém, a equipe foi derrotada por 3 a 0, com um show do ‘gordinho' Cabañas. Entre outros nomes, o time tinha o goleiro Bruno, os laterais Léo Moura e Juan, os meio-campistas Ibson e Kleberson e o atacante Diego Tardelli.
A campanha mais longeva no século aconteceu em 2010. A equipe de Bruno, Léo Moura, Kleberson, Adriano Imperador e Vagner Love perdeu em pleno Maracanã para a Universidad de Chile e não conseguiu buscar o resultado fora de casa, caindo nas quartas de final.
Mute
Loaded: 0%
Progress: 0%
Remaining Time-1:55
QualityLOW
Tironi comenta queda 'fora do script' do Fla: 'Tem que recuperar o seu poder de decidir os jogos'
Em 2012, com o goleiro Felipe, Ronaldinho Gaúcho e Vagner Love, a equipe voltou a cair ainda na fase de grupos, em uma chave que tinha Lanús (ARG), Emelec (EQU) - ambos classificados às oitavas - e Olimpia (PAR).
Em 2014, outra eliminação na primeira fase diante de times de pouquíssima tradição: terceiro lugar no grupo, atrás de Bolívar (BOL) e León (MEX), a frente apenas do Emelec (EQU). E pior: a doída eliminação foi sacramentada na última rodada, com derrota em pleno Maracanã para os mexicanos. Entre outros nomes, o time tinha o goleiro Felipe, o lateral André Santos, o meio-campista Elano e o atacante Alecsandro.
Soma-se a isso eliminação duras também na Copa Sul-Americana no período, como a do ano passado diante do Palestino.
Veja todas as participações do Flamengo na Libertadores no século:
2002 - Eliminado na fase de grupos - diante de Olimpia (PAR), Universidad Católica (CHI) e Once Caldas (COL). 
2007 - Eliminado nas oitavas de final - pelo Defensor Sporting (URU)
2008 - Eliminado nas oitavas de final - pelo América (MEX)
2010 - Eliminado nas quartas de final - pela Universidad de Chile (CHI)
2012 - Eliminado na fase de grupos - diante de Lanús (ARG), Emelec (EQU) e Olimpia (PAR)
2014 - Eliminado na fase de grupos - diante de Bolívar (BOL), León (MEX) e Emelec (EQU)
2017 - Eliminado na fase de grupos - diante de San Lorenzo (ARG), Atlético-PR (BRA) e Universidad Católica (CHI)