terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Zidane rechaça comparações com Guardiola e avisa: quer posse de bola e jogo bonito



GETTY
Zidane, em seu primeiro treino à frente do Real Madrid
Zidane, em seu primeiro treino à frente do Real Madrid
Zinédine Zidane já deu seus primeiros passos e suas primeiras palavras como treinador do Real Madrid. O francês ‘estreou' comandando um treino pela manhã e, logo em seguida, encarou as primeiras perguntas como técnico merengue. Ele ‘se apresentou' para a função, rejeitou quaisquer comparações com Pep Guardiola e já deixou as primeiras pistas do que pretende implementar em campo.
Aos menos nas palavras, Zidane fez questão de deixar claro que pretende colocar um time ofensivo em campo, sempre buscando um estilo de jogo mais bonito.
"O conceito é a mentalidade que esse clube sempre teve. É importante jogar futebol, o que sempre fizeram. Meu conceito é tentar jogar, desde atrás, sair rápido e ter a posse de bola. Essa é minha ideia de futebol", disse o francês.
A descrição poderia lembrar muito o estilo de um velho conhecido merengue: Pep Guardiola, que montou uma nova filosofia no Barcelona baseado justamente no tiki-taka, o toque de bola. Os dois também tem a semelhança de treinarem um time no qual fizeram história como jogadores. Até para não se pressionar ainda mais, porém, Zidane também já rechaçou qualquer tipo de comparação.
"Não tem que comparar. Guardiola é Guardiola e eu vou tentar fazer o melhor possível. Guardiola é um treinador formidável, está fazendo coisas impressionantes. Mas não vou me comparar. Nunca fiz isso como jogador e não vou fazer agora como treinador. O importante é o dia a dia e vou fazer tudo possível para trabalharmos bem", disse.
Zidane foi anunciado como treinador do Real Madrid nesta segunda-feira, logo após a demissão de Rafa Benítez. Será o primeiro trabalho dele como um técnico de um time principal. Ele estava exercendo funções parecidas no clube merengue desde 2013, primeiro como auxiliar de Carlo Ancelotti e depois como treinador do Real Castilla, o time B do clube.
"É claro que é diferente porque agora são jogadores experientes. Mas a mensagem é a mesma: trabalho, intensidade que vamos colocar em cada partida, o trabalho que vamos colocar em cada treinamento", avisou.
"Nunca um treinador está preparado, tampouco um treinador que nunca tenha treinado. Mas eu estou preparado para o desafio, motivo e tenho sonhos. E isto é o que vai me levar para que tudo saia bem", completou em outra resposta.
A estreia como comandante será no sábado, diante do Deportivo La Coruña, em pleno Santiago Bernabéu, pelo Campeonato Espanhol.