segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Muguruza conquista Pequim e cola no 3º lugar

Pequim (China) - A perfeita semana de Garbiñe Muguruza em Pequim foi coroada com a conquista seu segundo título de WTA. A espanhola, que havia completado seu 22º aniversário na última quinta-feira e garantido lugar no WTA Finals no mesmo dia, venceu neste domingo o forte Premier Mandatory na capital chinesa ao marcar 7/5 e 6/4 contra a 17ª colocada suíça Timea Bacsinszky em 1h34 de partida.

Finalista de Wimbledon e vinda de um vice-campeonato em Wuhan, Muguruza conseguiu seu maior troféu, depois de ter vencido o modesto WTA International de Hobart em janeiro do ano passado. Depois disso, a jovem espanhola ainda foi vice-campeã em Florianópolis, na edição de 2014 do torneio catarinense, que foi disputado em quadras duras.

Recém chegada ao top 5, Muguruza já havia garantido o quarto lugar, mas os 1000 pontos do torneio chinês fazem com que ela sonhe ainda mais alto. A espanhola iniciará a próxima semana a apenas um ponto da terceira colocada Maria Sharapova. Como os pontos do WTA Finals do ano anterior costumam ser descontados antes de uma nova edição, é provável que Muguruza seja cabeça 2 em Cingapura.

O título também confirma o sucesso imediato da parceria com Sam Sumyk. Ainda sem um treinador de tempo integral desde às vésperas do US Open, quando encerrou um trabalho de cinco anos com Alejo Mancisidor, Muguruza esteve ao lado do ex-técnico de Victoria Azarenka durante as três semanas na Ásia. Há oito dias, ela precisou abandonar a decisão contra Venus Williams em Wuhan, por lesão no tornozelo esquerdo e antes havia chegado às quartas em Tóquio.

Já Bacsinszky comemora a entrada no top 10, torando-se a quarta jogadora de seu país ao lado de Manuela Maleeva-Fragniere, Martina Hingis e Patty Schnyder. Se fosse campeã, a suíça poderia ir ao sétimo lugar no ranking e à quinta posição na corrida para Cingapura. A jogadora de 26 anos agora está no nono lugar na busca pelo Finals e tentará a vaga na última semana do calendário, jogando o WTA de Luxemburgo, do qual foi campeã em 2009.

As duas finalistas de Pequim vieram com estilo de jogo agressivo, sendo que Muguruza conseguia ditar mais os pontos por ter mais peso de bola, enquanto Bacsinszky usava de slices e bolas curtas para quebrar o ritmo da espanhola e tentar atacar com o forehand. Muguruza terminou a partida com 22 winners e 23 erros não-forçados, enquanto Bacsinszky conseguiu 17 bolas vencedoras, mas deu 24 pontos de graça.

O primeiro set foi de altos e baixos, com Bacsinszky levando vantagem no começo da partida. A suíça conseguiu três quebras e chegou a liderar a parcial por 5/2, num momento em que Muguruza tinha apenas 18% de acerto de primeiro saque. Aos poucos, a espanhola foi se adaptando melhor às condições e buscou a virada, vencendo cinco games seguidos. Assim como na parcial anterior, Bacsinszky saiu na frente no segundo set, com 2/0 de vantagem, mas cedendo a igualdade na sequência. O equilíbrio permaneceu até o 4/4, quando Muguruza conseguiu uma nova quebra e fechou o jogo em seu serviço.