domingo, 27 de setembro de 2015

Radwanska domina Bencic e volta ao top 10 com bi

Tóquio (Japão) - A polonesa Agnieszka Radwanska completou uma semana perfeita com uma atuação inspirada e encerrou um jejum de pouco mais de um ano neste domingo. A número 13 do mundo dominou a suíça Belinda Bencic, que não conseguiu encontrar alternativas e acusou o desgaste no segundo set, e chegou ao bicampeonato no WTA Premier de Tóquio, marcando duplo 6/2, em 1h26.
Radwanska não levantava um troféu desde agosto de 2014, em Montréal. A ex-número 2 não perdeu sets em cinco jogos, que incluíram três vitórias sobre top 20, e com o segundo título no piso sintético de Tóquio (2011) voltará ao top 10. Os 470 pontos pela conquista devem alçá-la à 7ª posição. Ela agora soma 15 troféus em 22 finais.
A vitória também serviu de revanche para a polonesa diante da jovem de 18 anos. Há três meses, Bencic conquistou seu primeiro WTA justamente sobre Radwanska, na grama de Eastbourne, com um “pneu” no terceiro set.
Os primeiros games da partida já deram sinais de que o resultado seria diferente do encontro anterior. Bencic precisou de mais de oito minutos para confirmar o serviço e salvou dois break points antes de empatar por 1/1. Aos poucos, a variação e a grande atuação de Radwanska se mostraram demais para a jovem. A polonesa fechou a primeira parcial com 17 winners contra 8 e ainda errou menos (8 a 10).
A situação ficou crítica para Bencic quando Radwanska venceu oito games seguidos e abriu 4/0 no segundo set. Enquanto a polonesa conseguia winners de devolução e lobs defensivos na linha, a suíça errava de tudo um pouco, de bolas de aproximação a smash. A 15ª colocada esboçou reação devolvendo uma das quebras e chegou a um 0-30 em 2/4, mas Radwanska tratou de frear o ímpeto da rival para conquistar seu primeiro bi no circuito.
Corrida para Cingapura - Depois de um primeiro semestre abaixo do esperado, Radwanska ganha fôlego em busca de uma vaga no WTA Finals de Cingapura. Ela irá saltar de 11ª para 9ª nesta segunda-feira, a apenas 5 pontos da 8ª colocada – Carla Suárez – e a 15 pontos da 7ª – Angelique Kerber. Bencic seguirá como 12ª, com 120 pontos a menos que a algoz deste domingo.