domingo, 3 de maio de 2015

Pliskova vira em Praga e comemora 4º título

Praga (República Tcheca) - A final tcheca do WTA International de Praga cumpriu a expectativa de muitos aces e pontos curtos entre duas jogadoras agressivas. Após três sets, melhor para a favorita Karolina Pliskova sobre a qualifier Lucie Hradecka, com parciais de 4/6, 7/5 e 6/3. O título rende 280 pontos e premiação de US$ 43 mil.
Atual 14ª do mundo, Pliskova disputou um torneio como cabeça de chave 1 pela primeira vez e deve voltar à 13ª posição no ranking da próxima segunda-feira. Em sua terceira final em 2015, a top 20 levantou o primeiro troféu do ano neste sábado e o quarto da carreira.
O forte início de temporada coloca Pliskova como a jogadora que mais venceu jogos (28), ocupando a 4ª colocação na Corrida para Cingapura. A atleta de 23 anos também lidera a estatística da temporada em aces, totalizando 238 – incluindo 8 na decisão, superada pelos 17 da vice-campeã.
Apesar do bom momento, Hradecka mantém a sina de não conseguir conquistar um título. A atual 74ª do mundo já havia furado o qualificatório no torneio anterior, em Charleston, e alcançado a semifinal. Na capital tcheca foi uma rodada além, mas ficou com o sétimo troféu de vice em sete finais disputadas.
Os golpes retos e com baixa margem de segurança das duas jogadoras proporcionaram poucos ralis em 1h53 de duelo. A primeira parcial teve oportunidades de quebra apenas no nono game, quando Hradecka aproveitou e na sequência fechou o set. Pliskova liderou todo o segundo set, abriu 5/2 e teve dois set points ao receber o serviço.
Hradecka se recuperou e ficou a dois games do título inédito, mas voltou a perder o saque no 12º game. Pliskova manteve o embalo e obteve a quebra crucial para fazer 3/1 no set decisivo. No oitavo game, Hradecka salvou três match point, confirmou o serviço e forçou a rival a sacar para o jogo. Tranquila, a cabeça 1 abriu 40-0 e definiu a partida no quinto match point.