quarta-feira, 11 de março de 2015

Mãe de modelo assassinada por Pistorius lança fundação contra violência de gênero



GETTY
June Steenkamp irá inaugurar fundação para combater a violência de gênero
June Steenkamp irá inaugurar fundação para combater a violência de gênero
A mãe da modelo Reeva Steenkamp, que foi morta em fevereiro de 2013 pelo seu então namorado, o atleta sul-africano Oscar Pistorius, anunciou nesta terça-feira que está fundando uma organização anti-abuso em memória de sua filha.
June Steenkamp, que escreveu um livro em 2011 chamado "Reeva: a Mothers' Story", disse que a fundação terá como função manter vivo o legado deixado pela filha. A Fundação Reeva Rebecca Steenkamp terá como base a cidade de nascimento da modelo, em Port Elizabeth, e ajudará mulheres e crianças no país todo.
De acordo com June, a organização está estágio final de preparação e já recebeu doações locais e do exterior. "Não quero esquecer Reeva e pelo o que ela lutou", declarou ela, acrescentando que a filha sempre foi uma ativista contra violência de gênero.
June ainda declarou que gostaria de se encontrar com Pistorius e perguntar que ele considerasse oque fez à família Steenkamp por assassinar sua filha. "Ele tirou a vida dela, sua carreira, ela era formada em direito. Ele nunca terá uma neta para nós. Ela nunca terá um casamento e um vestido branco."
Pistorius foi condenado a cinco anos de prisão por homicídio culposo após atirar em Reeva. Em sua defesa, o atleta declarou que pensava se tratar de um invasor.
O Estado da África do Sul irá recorrer da decisão da Justiça e definiu a sentença como "leve". Os advogados de Pistorius voltarão à corte na sexta-feira para confrontar as alegações. Para eles, a condenação foi baseada em fatos apresentados durante o julgamento, não na interpretação da lei e que, portanto, uma apelação para rever a sentença é impossível.