sábado, 27 de setembro de 2014

Serena completa 33 anos disposta a bater recordes

creditoPor Mário Sérgio Cruz
Neste 26 de setembro de 2014, Serena Williams completa seu 33º aniversário. Muito mais que uma líder do ranking, Serena se estabeleceu como a adversária mais temida da atualidade, dotada de recursos físicos e técnicos que a colocam um patamar acima de suas principais concorrentes. Há poucas semanas, Serena conquistou o US Open e ergueu seu 18º título de Grand Slam em simples e igualou-se às lendárias Chris Evert e Martina Navratilova. Apesar da vitoriosa trajetória, ela ainda não se dá por satisfeita e está disposta a aumentar esses números.
Serena precisa de mais quatro conquistas em Grand Slam para igualar o recorde da Era Aberta que pertence a Steffi Graf, que tem 22 títulos. Com ainda mais dois repete os 24 da australiana Margaret Court. A americana já venceu um total de 63 títulos de simples no circuito profissional, incluindo os 18 Slam, o ouro olímpico em Londres e quatro conquistas no WTA Finals. Também venceu 13 Grand Slam em duplas ao lado da irmã, Venus Williams, e dois títulos de duplas mistas, com o bielorrusso Max Mirnyi. Somente em premiação, ela acumula mais de US$ 60 milhões.
Com 207 semanas na liderança, Serena hoje é a quinta tenista com mais tempo no topo do ranking, e será a quarta em poucos dias, quando ultrapassará a marca de 209 de Martina Hingis, uma vez que sua diferença para a romena Simona Halep, segunda colocada, é superior aos 3 mil pontos. 
Serena nasceu Saginaw, no estado americano de Michigan, mas passou pouco tempo em sua terra natal. Ainda na juventude, a família se mudou para Compton, Califórnia, onde ela e Venus aprenderam a jogar tênis. Alguns anos mais tarde, elas se mudariam para a Flórida para aprimorar suas habilidades e não demorou muito até estrearem no circuito profissional. Embora ela tenha disputado uma partida aos 14 anos no qualificatório na cidade de Quebec em 1995, Serena só começou a figurar em chaves principais dos torneios da WTA a partir de 1997.
Serena também passou por dois longos afastamentos das quadras ao longo de sua carreira. O primeiro foi em 2006, quando conviveu com recorrentes lesões nos joelhos que a fizeram ficar fora de combate entre janeiro e julho, tendo que disputar o US Open daquele ano graças a um convite dos organizadores. Já em 2010, Serena sofreu uma lesão no pé dias depois de ter conquistado o título de Wimbledon. Quando já se encontrava em fase final de recuperação, a americana foi diagnosticada com uma embolia pulmonar, que prolongou sua ausência para quase 11 meses.
Nas duas ocasiões, Serena chegou a sair do top-100, mas conseguiu retornar à liderança do ranking mundial em pouco mais de um ano.
Serena está em Pequim, onde inicia a defesa do título conquistado no ano passado a partir da próxima segunda-feira. A número 1 do mundo inicia a campanha contra uma adversária vinda do qualificatório.