domingo, 17 de agosto de 2014

Na estreia de Van Gaal, outro debutante estraga a festa, e United sofre derrota histórica

IMAGES
Inglês Manchester United Van Gaal Giggs Swansea City 16/08/14
Louis van Gaal começou o Campeonato Inglês vendo seu time perder para o Swansea City
O torcedor que sofreu com o desastre do Manchester United na última temporada viu o filme voltar a passar na cabeça neste sábado. Abrindo o Campeonato Inglês e agora sob o comando de Louis Van Gaal, a equipe foi surpreendida e perdeu para o Swansea City por 2 a 1, em pleno Old Trafford, neste sábado.
A estreia oficial do técnico holandês acabou sendo estragada por conta de outro debutante do dia. Contratação mais cara da equipe galesa para a temporada, Gylfi Sigurdsson foi bastante ativo ao longo do duelo, sendo que deu a assistência para Sung-Yong Ki abrir o placar e fez o gol da vitória. Rooney, com um chute cheio de estilo, descontou para os mandantes.
Se os Red Devills na última temporada com David Moyes, além da péssima campanha (ficaram em sétimo na Premier League), tiveram como sina a quebra de recordes negativos, em 2014-15, a história começou de forma similar.
Afinal, a equipe nunca tinha perdido em Old Trafford na semana de abertura da competição, desde que esta se tornou Premier League, em 1992. Eram oito vitórias e três empates nos 11 jogos antes feitos. O time não era derrotado em casa na primeira rodada do Campeonato Inglês desde 1972, quando sofreu um 2 a 1 para o Ipswich Town. eram 42 anos sem saber o que era começar um Nacional caindo em casa.
Além disso, os Red Devills conhecem sua primeira derrota em casa na história diante da equipe galesa pelo Inglês. Antes disso, eram nove triunfos e duas igualdades contra o adversário.
Agora, o Manchester United tentará se recuperar no próximo domingo em visita ao Sunderland no Stadium of Light, às 12h (de Brasília). Um dia antes, o Swansea receberá o Burnley no Liberty Stadium, às 11h.
O jogo
Ainda se adaptando à nova formação colocada por Van Gaal - o -3-5-2 -, e sem contar com atletas como Shaw, Van Persie, Valencia, Carrick e Evanes, o Manchester United, que contou com os jovens Blackett (zagueiro de 20 anos) e Lingard (ala direito de 21 anos) como titulares, mostrou um ritmo lento e pouco criou ao longo da primeira etapa. Os visitantes também não criavam muito e, assim, o duelo começou com pouca emoção.
Nas melhores chances do visitantes, Sigurdsson estava presente. E foi dos pés dele que nasceu o primeiro gol do jogo. Aos 28 minutos, o islandês fugiu da marcação na entrada da área e tocou. Bony foi bem ao fazer o pivô contra Jones, e Ki, completamente livre, concluiu no canto esquerdo de De Gea.
Previsível, o time da casa pouco incomodou o adversário até o intervalo. Na volta para o segundo tempo, o cenário mudaria graças à entrada de Januzaj no lugar de Chicharito. O belga mostrou personalidade, arriscou boas jogadas individuais e passou a levar perigo ao Swansea.
Em uma de suas investidas, o meia-atacante ganhou o escanteio que originou o gol de empate. Aos oito minutos, Mata alçou bola na área, Jones escorou, e Rooney, o novo capitão da equipe, deu uma ‘mini bicicleta' na pequena área para marcar.
O empate e o bom futebol de Januzaj embalaram os mandantes. Logo, Rooney também ficou mais participativo. Porém, Sigurdsson estava mesmo disposto a estregar a estreia de Van Gaal. Aos 27 minutos, Routledge aproveitou cruzamento da esquerda, ajeitou na área, e o meia, se aproveitando de marcação falha de Fellaini, completou para a rede.
A fim de evitar um tropeço à la Moyes, o time do técnico holandês apostou em uma característica dos tempos de Sir Alex Ferguson: o gol no fim. Os mandantes foram para o abafa nos últimos minutos, mas, mostrando limitações, não conseguiram impedir o começo trágico no Campeonato Inglês.


GETTY
Ki é festejado após abrir o placar para o Swansea em Old Trafford
Ki é festejado após abrir o placar para o Swansea em Old Trafford