terça-feira, 26 de agosto de 2014

Atleta do Fla relembra falecimento de parceira em 2013: "Éramos grudadas"

Há cerca de um mês, seis atletas da equipe sênior do nado sincronizado do Flamengo lançaram o grupo performático Sirenas (Sereias em espanhol), inspiradas nas americanas do Aqualillies, uma espécie de Cirque de Soleil das piscinas. Foi uma fatalidade no meio do caminho que impediu que as "sereias rubro-negras" não tivessem hoje uma sétima integrante. Na madrugada do dia 29 de junho do ano passado, a nadadora Marcela Pereira, de apenas 23 anos, sofreu um acidente de carro a caminho de Campos, no nordeste do estado do Rio de Janeiro, onde acompanharia o casamento da prima, e faleceu. 

Pouco mais de um ano após a tragédia, a mais experiente das Sirenas, Camila Ururahy, de 25 anos, lembra-se com saudades da amiga. Por muitos anos, elas fizeram dupla no Flamengo. Ela conta que estava com Marcela em sua casa e chegou a se despedir dela antes da viagem a Campos. Foi a mãe de Camila quem deu a ela a notícia.

- Lembro que ela entrou no elevador sem se despedir e eu disse que queria um beijo e um abraço. Ela veio, me deu, mas até me zoou pelo que tinha pedido, me sacaneou. Às 6 da manhã, minha mãe me ligou desesperada dizendo que houve um acidente. Ela ia falando de como estavam as outras pessoas no carro, mas não falava dela. Eu já sentia o que tinha acontecido. A mãe dela tinha falado para a minha porque não teve coragem de me contar - comentou a atleta, com os olhos marejados.
Camila Ururahy e Marcela Pereira nado sincronizado flamengo (Foto: Reprodução/Facebook)Camila Ururahy, à esquerda, e Marcela Pereira, que faleceu em 2013, foram modelos no lançamento da então nova camisa do Flamengo no ano passado (Foto: Reprodução/Facebook)


Camila disse que, no Flamengo, elas eram conhecidas como Batman e Robin, por estarem sempre juntas. A atleta afirma que, após o acidente, a solidariedade veio de todos os lados na Gávea. As outras cinco integrantes das Sirenas, que também eram amigas de Marcela, foram ampará-la em sua residência na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio de Janeiro. No enterro do corpo de Marcela, ficou marcada a imagem dos seguranças do Flamengo levando o caixão.

- Éramos muito grudadas. Não passo um dia sem pensar nela. Além de ter sido minha dupla no nado sincronizado, era minha melhor amiga e vizinha. Fizemos uma festa de aniversário juntas um mês antes da morte dela. As meninas me reconfortaram muito. Quando souberam, saíram de onde estavam para ficar comigo. Os seguranças do Flamengo seguraram o caixão dela. Acho que era a hora dela mesmo, porque ninguém mais faleceu no carro - disse Camila.
Enterro Marcela Pereira Nado Sincronizado Flamengo (Foto: Leonardo Filipo)Caixão de Marcela foi carregado por seguranças do Flamengo (Foto: Leonardo Filipo)

O carro dirigido pelo namorado da jovem, Vitor Geagea, foi atingido por uma carreta que tentava ultrapassar o automóvel e outra carreta que estava à frente. A irmã e o cunhado de Marcela também estavam no veículo e sofreram ferimentos, assim como Vitor.

Marcela defendeu as seleções brasileiras juvenil e júnior entre 2005 e 2008. Com o Flamengo, ela foi pentacampeã brasileira. Ela estava há 13 anos no clube. Pela identificação com o Rubro-Negro, participou ao lado de Camila como modelo da apresentação da então nova camisa, em maio de 2013. Além do nado sincronizado, fazia faculdade de jornalismo. Por se dividir nas duas atividades, descartava disputar os Jogos Olímpicos de 2016. 
flamengo nado sincronizado sirenas (Foto: Cherry Rocha e Ju Martins)Hoje, Camila faz parte do grupo performático Sirenas e ainda defende o Flamengo (Foto: Cherry Rocha e Ju Martins)


Além do apoio da família, do clube e das meninas do Sirenas, o que tem ajudado Camila a deixar a superar a perda da amiga é sua intensa rotina. De segunda a sábado, ela treina nas piscinas da sede do Flamengo, na Gávea, de olho no Campeonato Brasileiro e em possíveis torneios internacionais. A próxima edição será em novembro, em São Paulo. Depois, ainda faz estágio no próprio clube. A carioca trabalha na parte de redes sociais e participa de eventos.

Apesar de formada em fisioterapia, ela ainda faz pós-graduação em marketing esportivo e toca a carreira de modelo. Antes de entrar para o nado sincronizado, chegou a fazer ginástica artística pelo Rubro-Negro.