quinta-feira, 19 de junho de 2014

Em jogo eletrizante, Holanda derrota a Austrália no sufoco e encaminha ida às 8as

Video não disponível na sua área
Assista aos gols de Austrália 2 x 3 Holanda
Um jogaço com tudo o que se possa imaginar. Duas viradas, golaços, lances polêmicos. Nesta quarta-feira, os 42.877 torcedores que estiveram no frio Beira-Rio viram uma partida vibrante, quente. A Holanda precisou suar muito, mas conseguiu ganhar da Austrália por 3 a 2 e, desta forma, se aproxima da vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo.
Os holandeses abriram o placar em bela arrancada de Arjen Robben, mas os australianos empataram na sequência com uma pintura de Tim Cahill. Na etapa final, uma bola na mão de Janmaat fez o árbitro argelino Djamel Haimoudi marcar pênalti, convertido por Jedinak.
No entanto, no lance seguinte, Van Persie fuzilou a meta de Ryan e igualou novamente o marcador. Então, o goleiro australiano falhou em chute de Depay, e a Holanda pôde comemorar sua segunda vitória seguida após a goleada sobre a Espanha.
A seleção laranja chega aos seis pontos e se classifica ainda hoje caso os espanhóis não vençam o Chile no Rio de Janeiro. Zerada, a Austrália está praticamente eliminada. Na próxima rodada, segunda-feira, às 13h, os holandeses enfrentam o Chile em São Paulo. Já os Socceroos pegam a Espanha em Curitiba no mesmo horário.
O jogo
GETTY
Ao contrário da primeira partida do Beira-Rio na Copa, os hinos das seleções foram executados
Ao contrário da primeira partida do Beira-Rio, os hinos das seleções foram executados
Mantendo o 3-5-2 da partida contra a Espanha, Louis van Gaal resolveu apostar em contra-ataques, deixando a Austrália com a bola. Nos primeiros 15 minutos, o jogo foi truncado, com os Socceroos não conseguindo criar, e a seleção laranja sem acertar bons passes. Então, aos 16, a partida esquentou: o ponta direita Leckie fez grande jogada, rolou para trás, mas Bresciano foi travado por De Vrij na hora do chute.
GETTY
Colocou na frente dos zagueiros e bateu cruzado para abrir o placar para a Holanda
Robben bate cruzado e abre o placar
Na sequência, em contra-ataque, Sneijder acabou errando o último passe. Mas aos 20, não teve erro: Robben recebeu no meio-de-campo, deu linda finta em Wilkinson e partiu sozinho até a área para finalizar cruzado, sem chances para Ryan. O terceiro gol do jogador do Bayern de Munique na Copa, dividindo a artilharia com o companheiro de time Thomas Müller.
No minuto seguinte, porém, o golaço do Mundial até agora: o lateral direito McGowan avançou e cruzou no segundo pau; Tim Cahill emendou de primeira, de pé esquerdo, explodindo a bola no travessão e depois no fundo das redes. Empate australiano.
GETTY
Nem deu tempo de comemorar. No lance seguinte Tim Cahil pegou a bola de primeira e fez um dos mais belos gols da Copa até então
Com chutaço, Cahill igualou tudo
Aos 25, quase o segundo holandês: Sneijder cobrou escanteio da esquerda, Vlaar se antecipou na primeira trave, mas o cabeceio acabou sem direção. Cinco minutos depois, quase a virada da Austrália. Leckie fez boa jogada pela direita, cruzou rasteiro para a chegada de Bresciano, mas o veterano meia mandou por cima. Pouco depois, em cobrança de falta, Oar mandou na área e encontrou Spiranovic sozinho, mas o zagueiro tocou fraco, nas mãos de Cillessen.
Os minutos finais, porém, foram mornos, a não ser por uma entrada feia de Cahill em Martins Indi. O australiano recebeu o amarelo e vai desfalcar sua equipe no último jogo do grupo, diante da Espanha; já o zagueiro holandês precisou deixar a partida e deu lugar ao atacante Depay pouco antes do intervalo.
O segundo tempo começou quente. Logo na saída de bola, Leckie recebeu em profundidade e tocou na saída de Cillessen, mas a arbitragem marcou falta do australiano em Blind. Na sequência, Van Persie deixou o cotovelo em Spiranovic na esquerda da defesa rival e recebeu amarelo. Como estava pendurado, não enfrentará o Chile na próxima rodada.
Aos cinco minutos, a Holanda assustou: Blind recebeu na esquerda e deixou para Sneijder, que chutou no canto esquerdo, mas o goleiro Maty Ryan fez boa defesa e mandou para escanteio.
Então, aos sete, um lance polêmico. Bozanic cruzou, a bola bateu no braço esquerdo de Janmaat, e o árbitro Djamel Haimoudi marcou pênalti, mas demorou alguns segundos para tomar tal decisão. O capitão Jedinak cobrou do lado direito, enquanto Cillessen caiu para o esquerdo. Virada australiana!
GETTY
A bola bateu na mão do lateral Jammat dentro da área. O juiz viu pênalti para os australianos logo no começo do segundo tempo
A bola bateu na mão do lateral Jammat dentro da área. O juiz viu pênalti para os australianos
Mas, como aconteceu na etapa inicial, o empate não demorou para acontecer: Depay encontrou Van Persie sozinho dentro da área (Davidson dava condições), e o atacante fuzilou a meta de Ryan, anotando também pela terceira vez na Copa.
Tudo igual no Beira-Rio.
O jogo voltou a esquentar, e a Austrália teve ótima chance para fazer seu terceiro gol aos 22 minutos. Vlaar errou na saída de bola, Oar ficou livre pela esquerda, cruzou forte, e a bola foi no peito de Cahill, que não conseguiu completar.
Oportunidade desperdiçada mortal. No contra-ataque, Depay arriscou de fora da área, o goleiro Ryan demorou a cair e falhou. Nova virada em Porto Alegre, 3 a 2 para a Holanda.
Assustada, a seleção da Austrália começou a errar passes, e os holandeses quase ampliaram as 28, quando Van Persie rolou para trás, De Jong chutou cruzado, porém Ryan fez bela defesa.
A Holanda até teve mais chances do que a Austrália para fazer outro gol, mas o duelo acabou com a vitória do time de Louis van Gaal, 100% até agora.
GETTY
Mais uma virada na partida, 3 a 2 para a Holanda
Mais uma virada na partida, 3 a 2 para a Holanda
FICHA TÉCNICA
AUSTRÁLIA X HOLANDA
Local: Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 18 de junho de 2014, quarta-feira
Horário: 13h (de Brasília)
Árbitro: Djamel Haimoudi (ALG)
Assistentes: Achik Redouane (MAR) e Etchiali Abdelhak (ALG)
Cartão amarelo: Cahill (Austrália); Van Persie (Holanda)
Gols: Austrália - Cahill, aos 21 do primeiro tempo, e Jedinak (pênalti), aos 9 do segundo tempo; Holanda - Robben, aos 20 do primeiro tempo, Van Persie, aos 12, e Depay, aos 23 minutos do segundo tempo
AUSTRÁLIA: Ryan; McGowan, Wilkinson, Spiranovic e Davidson; McKay, Jedinak, Bresciano (Bozanic), Leckie e Oar (Taggart); Cahill (Halloran). Técnico: Ange Postecoglou.


HOLANDA: Cillessen; Janmaat, Vlaar, De Vrij, Bruno Martins Indi (Depay) e Blind; De Jong, De Guzmán (Wijnaldum) e Sneijder; Robben e Van Persie (Lens). Técnico: Louis van Gaal.