quinta-feira, 27 de março de 2014

Cibulkova vira sobre Radwanska e vai ao top 10

Miami (EUA) - Vivendo grande fase neste começo de temporada, a eslovaca Dominika Cibulkova deu uma grande prova de seu poder de recuperação. Nesta quarta-feira, ela perdeu o primeiro set para a polonesa Agnieszka Radwnaksa, salvou três match-points no segundo para depois triunfar de virada, com parciais de 3/6, 7/6 (7-5) e 6/3, em 2h40 de confronto.
Além de comemorar a vaga nas semifinais do Premier de Miami, a pequenina eslovaca também poderá celebrar o inédito top 10. Com a campanha na Flórida, ela vai ganhar uma colocação no ranking, assumindo o décimo posto, que atualmente é ocupado pela italiana Sara Errani. Cibulkova pode subir até o sétimo lugar caso conquiste o título no Crandon Park.
Cibulkova espera agora pela vencedora do confronto entre a dinamarquesa Caroline Wozniacki e a chinesa Na Li. Ela perdeu todos os seis confrontos que travou com a chinesa, sendo dois deles neste ano, na final do Australian Open e nas quartas de Indian Wells. Contra a dinamarquesa ela acumula nove derrotas e apenas três vitórias.
Para alcançar a penúltima fase em Miami, Cibulkova teve que superar um começo de jogo errático. A eslovaca não conseguiu confirmar um saque sequer no primeiro set e só não foi presa fácil para Radwanska porque a polonesa também sofreu com o serviço. Contudo, a número 3 do mundo confirmou um dos games de serviço e graças a ele faturou a parcial.
O segundo set começou com nova série de quebras, com vantagem para a eslovaca, que chegou a marcar 3/1. Uma nova sequência de quebras, entre o sexto e o oitavo game, deixou tudo igual. Cibulkova chegou a sacar pressionada em 4/5, salvou três match-points nessa oportunidade e se manteve viva. A eslovaca e a polonesa ainda perderam o saque mais uma vez cada antes da definição do segundo set ir para o tiebreak, no qual Cibulkova levou a melhor e forçou o terceiro.
Na reta final, as duas foram melhor nos saques e apenas três quebras aconteceram na parcial decisiva. Cibulkova foi mais eficiente no serviço, conseguiu duas quebras a seu favor e levou apenas uma, decretando assim a vitória de virada. Este foi o terceiro triunfo da eslovaca em oito embates com Radwanska, que também foi derrotada quando as duas mediram forças pela semifinal do Australian Open deste ano.