sábado, 11 de janeiro de 2014

Campinas emplaca 4ª vitória seguida na Superliga e segue na cola de líder



Campinas manteve a sequência que levou a equipe às primeiras colocações da Superliga feminina de vôlei. Com o apoio do torcedor na Arena do Concórdia, o time de José Roberto Guimarães passou com certa facilidade pelo São Bernardo por 3 sets a 0, parciais de 21-12, 21-14 e 21-13, em uma hora de confronto. O resultado positivo, quarto consecutivo da equipe do interior, a mantém na vice-liderança, acima do Rio de Janeiro e próximo do favorito, líder e invicto Osasco.

Com 35 pontos, Campinas atingiu a 12ª vitória em 14 rodadas de Superliga, o que praticamente lhe garante a classificação à fase final. Já São Bernardo briga por uma das últimas vagas no playoff feminino. A equipe do ABC paulista tem 15 pontos e luta por posições melhores contra Sesi, Barueri e Brasília, os três clubes que estão à sua frente no momento.
Campinas x São Bernardo vôlei feminino Superliga 2014 (Foto: Felipe Christ / Amil)Campinas festeja vitória na abertura do returno da Superliga feminina: equipe segue em alta (Foto: Felipe Christ / Amil)


A diferença entre os dois desafiantes ficou nítida nos três sets. Campinas mostrou parte do seu repertório com atuações sólidas de Tandara e Carol Gattaz, maiores pontuadoras da primeira parcial, com cinco e quatro pontos, respectivamente. A central destacou-se nos bloqueios (três), enquanto a primeira - maior nome da equipe nesta Superliga - cravou cinco ataques no chão. A diferença poderia ser até maior se o time da casa não errasse tanto (oito pontos cedidos de graça). São Bernardo, sem encaixar o jogo, marcou apenas quatro vezes, sendo dois de Soninha.

O segundo set foi dotado de mais equilíbrio, especialmente na distribuição de pontos. As duas equipes erraram cinco vezes e contaram mais com os talentos individuais para aumentar o placar. Neste quesito, Campinas leva vantagem na briga contra vários dos elencos da Superliga. Walewska e Gattaz saíram de quadra com quatro pontos cada, enquanto Natália e Tandara fizeram três. A americana Kristin ainda colaborou com mais duas jogadas, fechando a conta em 21 a 14.
A força campineira em casa foi comprovada de fato no terceiro set. Zé Roberto rodou a equipe e deu chance à central Angélica, que correspondeu à confiança e marcou pontos em todos os fundamentos (ataque, bloqueio e saque). A destaque, porém, foi Kristin, cada vez mais à vontade no vôlei brasileiro. São Bernardo precisou arriscar mais e cavou a própria sepultura: cedeu oito pontos ao adversário e facilitou o caminho para o triunfo por 21 a 13.
As duas equipes voltam a jogar pela Superliga daqui 11 dias. Em casa, o São Bernardo tem nova pedreira: recebe o Osasco, às 19h30, no ABC paulista. Já Campinas visita o São Caetano às 21h, em jogo que terá transmissão do SporTV. Antes disso, porém, a equipe do interior de São Paulo tem um desafio pela Copa do Brasil. Na próxima quinta-feira, dia 16, Campinas enfrenta o Pinheiros no Ginásio Chico Neto, em Maringá.