domingo, 2 de junho de 2013

Com Zico e Júnior na torcida, 'suspenso' brilha, Fla bate o Uberlândia e conquista o bi do NBB

Divulgação
Flamengo foi campeão do NBB em 2013
Flamengo foi campeão do NBB em 2013
Depois de 4 anos, o Flamengo volta ao topo do basquete nacional . Neste sábado, na decisão em jogo único do NBB 2012/13, a equipe carioca bateu o Uberlândia por 77 a 70 e sagrou-se bicampeã da competição.

Dentre os mais de 17 mil rubro-negros que apoiaram o Flamengo na HSBC Arena neste sábado estavam duas presenças ilustres de grandes ídolos da história do clube: Zico e Júnior.
O principal destaque da partida foi Caio Torres. O pivô, que havia sido suspenso pelo STJD por ter sido o principal envolvido na briga da série semifinal contra o São José, conseguiu a liberação dos tribunais para atuar na decisão. E ele terminou com 21 pontos e ainda pegou 8 rebotes.

LEIA MAIS

Candidato ao prêmio de MVP da temporada no NBB, Marquinhos foi mais discreto. O ala anotou 16 pontos. Olivinha também contribuiu para o Fla com 10 pontos e outros 12 rebotes.
Pelo lado do Uberlândia, Luis Gruber anotou 20 pontos e pegou 4 rebotes. Destaque da equipe, Robert Day não apareceu bem no duelo e terminou com apenas 8 pontos e 5 rebotes.
Com este resultado, o Flamengo leva o seu segundo título do NBB. O outro havia sido em 2009, na primeira edição do nacional. Já o Uberlândia, que chegou a sua primeira final sob a batuta da dupla Hélio Rubens (técnico) e Helinho (armador), fica com o vice.

O jogo

As mais de 15 mil pessoas que lotaram o ginásio apoiaram o Flamengo com cânticos tradicionalmente entoados nos jogos de futebol durante toda a partida. Com uma série de imagens e cartazes, os fãs lembraram Oscar, ex-jogador do clube, que luta contra um câncer no cérebro.
Divulgação
Marquinhos e Olivinha ajudaram o Flamengo na conquista do titulo
Marquinhos e Olivinha ajudaram o Fla na conquista do titulo
No duelo entre os técnicos, o jovem José Neto, auxiliar do argentino Rubén Magnano na Seleção Brasileira, levou a melhor, já que levantou a taça logo em sua segunda temporada no NBB diante da lenda Hélio Rubens, que contabiliza nove títulos nacionais, todos no torneio organizado pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB).
O principal destaque da partida disputada neste sábado foi o pivô Caio Torres, responsável por um double-double de 23 pontos e 10 rebotes – o jogador terminou o confronto como cestinha. Do outro lado da quadra, Gruber respondeu com 20 pontos pela equipe mineira.
A primeira metade da partida foi marcada pelo equilíbrio. O Flamengo dominou o primeiro quarto, mas Uberlândia evoluiu na segunda parcial e foi para o intervalo com apenas um ponto de vantagem no marcador (34 a 33). No intervalo, a organização usou o telão para exibir imagens de Oscar, que teve seu nome gritado pelos fãs.
O Flamengo voltou melhor na segunda parte do confronto e praticamente decidiu o jogo no terceiro quarto. Amplamente superior, o time da casa venceu por uma diferença de 10 pontos (25 a 15). O Uberlândia chegou a diminuir a vantagem em dois pontos no último período, o que não foi suficiente para evitar a derrota.
Nos instantes finais da partida, com o título já garantido, a torcida rubro-negra não conteve a vibração. A cada passe dos jogadores em quadra, os fãs gritavam “olé”, como nas partidas de futebol. Assim que o cronômetro zerou, a já iniciada festa pelo título aumentou ainda mais no ginásio.