domingo, 26 de maio de 2013

Tenorio marca, Vasco supera desconfiança e vence a Portuguesa sob aplausos em São Januário


Veja o gol da partida
Após 33 dias de "férias" forçadas na sequência da eliminação do Campeonato Carioca, o Vasco, enfim, voltou aos trabalhos. Jogando para um bom público de mais de 11 mil torcedores em São Januário, o time superou a desconfiança e venceu a Portuguesa por 1 a 0, com gol do equatoriano Tenorio, pela abertura do Campeonato Brasileiro.

Leia mais
Torcida do Vasco tem melhor público do ano, e Autuori agradece: 'Emocionou'

O próximo adversário do Cruzmaltino é o São Paulo, às 19h30 (de Brasília) da próxima quarta-feira (29), no Morumbi. A Portuguesa só volta aos campos no domingo seguinte, quando enfrenta o Náutico, às 18h30, já pela terceira rodada. O confronto contra o Fluminense, pela segunda, foi adiado para a outra semana em função da participação do Tricolor carioca na Copa Libertadores.

O jogo

Mesmo com mais de um mês para treinar, o Vasco só apresentou um novo rosto na partida deste sábado: o meia Alisson, contratado junto ao Cruzeiro como parte da negociação pelo "Mito" Dedé. E o reforço mostrou serviço logo aos 5 minutos de partida, quando descolou bom cruzamento para Tenorio da esquerda. O equatoriano subiu bonito, mas cabeceou por cima do gol.

O Vasco crescia, e Alisson também. Aos 19 minutos, o meia fez boa jogada pela esquerda, trouxe para o meio e chutou, mas o goleiro Gledson pegou firme no meio do gol.

Aos 25, mais um bom lance do Vasco: Dakson fez lançamento longo em direção a Tenorio, que ajeitou de cabeça para Éder Luís. O camisa 7 colocou na frente e chutou cruzado de pé direito, e a bola passou raspando à esquerda do gol.

Ainda houve tempo para uma boa finalização de fora da área de Alisson antes do final do primeiro tempo. 

Divulgação / Vasco
Torcida compareceu em bom número a São Januário
Torcida compareceu em bom número a São Januário
Na segunda etapa, a superioridade cruzmaltina se traduziu em gol rapidamente. Logo aos 2 minutos, Alisson, sempre ele, chutou cruzado, e o zagueiro Lima desviou de cabeça. Gledson saiu mal do gol, e Tenorio, esperto, protegeu a bola com o corpo, girou e chutou para abrir o placar.

A Portuguesa, tentando reagir, foi criar sua primeira grande chance de perigo apenas na marca de 26, após bela jogada individual de Matheus pela esquerda. A bola chegou a Souza, mas o experiente meia pegou embaixo da bola e isolou.

A finalização poderia ser um prelúdio de uma reação lusitana, mas as esperanças de empate começaram a evaporar aos 32. Já amarelado, Diogo foi ao chão e derrubou Wendel com a perna direita. O árbitro Elmo Resende da Cunha viu intenção no lance, advertiu o atacante com o segundo cartão e expulsou-o de campo, em uma decisão bastante polêmica.

Em desvantagem numérica, a Portuguesa esmoreceu e o jogo foi se encaminhando em direção à vitória vascaína. No fim das contas, o placar de 1 a 0 traduziu a superioridade dos donos da casa, que, mesmo sem empolgar, satisfizeram uma torcida que encheu São Januário para matar as saudades, e saíram de campo sob aplausos merecidos.

FICHA TÉCNICA:
VASCO 1 X 0 PORTUGUESA


Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 25 de maio de 2013, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Elmo Resende Cunha (GO)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence e João Patrício de Araújo (ambos de GO)
Renda: R$ 209485,00
Público: 8229 pagantes
Cartões amarelos: Yotún e Luan (Vasco) e Diogo (Portuguesa)
Cartão vermelho: Diogo (Portuguesa)
Gol: Tenório, aos 2 minutos do segundo tempo

VASCO: Michel Alves; Elsinho, Luan, Renato Silva e Yotún; Sandro Silva, Fellipe Bastos (Abuda), Alisson (Wendel) e Dakson (Edmilson); Éder Luís e Tenorio.
Técnico: Paulo Autuori.

PORTUGUESA: Gledson; Luis Ricardo, Lima, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Correa (Moisés), Souza (Flecha Arraya) e Matheus; Diogo e Romão.
Técnico: Edson Pimenta.