domingo, 19 de maio de 2013

Saiba como joga Adrían Martínez, lateral e volante que está chegando ao Flamengo

Conheci o futebol do garoto Adrían Nahuel “el Chino” Martínez, 21 anos, 1,77 metro, quando ele foi titular da lateral direita* do selecionado albiceleste, categoria sub 20, em hexagonal amistoso (“Torneo Integración Latinoamericana”) realizado no Paraguai, em 2010. Eletambém pode atuar como volante pelo lado direito do losango em um 4-3-1-2 e ainda, em uma linha de quatro de meia cancha, tanto dentro de um 4-4-2, como de um 3-4-3.

Na ocasião, Martínez deu velocidade e profundidade às jogadas de ataque da seleção celeste y blanca, pelo lado direito da cancha, escalado no posto de lateral, tanto dentro do sistema tático 4-1-4-1 aplicado contra o México, quanto no 4-2-3-1 apresentado no primeiro tempo da derrota para a Colômbia por 1 a 0, na última partida do torneio. Confira o posicionamento de Martínez nos campinhos táticos abaixo:

arte
Enfrentando a seleção colombiana, era assim que o novo rubro-negro se posicionava
Enfrentando a seleção colombiana, era assim que o novo rubro-negro se posicionava



Aos 7 anos de idade Adrían Martínez chegou ao San Lorenzo de Almagro, um dos “cinco grandes” da Argentina. Em 2010, a Traffic adquiriu 50% do seu passe, mas a jovem promessa da cantera azulgrana permaneceu no clube. Na mesma negociação, a empresa brasileira de marketing esportivo adquiriu 90% do passe do volante Leandro Chaparro, que posteriormente foi negociado com o Vasco da Gama.

arte
Adrían Martínez e seu posicionamento na seleção da argentina diante do México
Adrían Martínez e seu posicionamento na seleção da argentina diante do México

Atuando com a camiseta do Ciclón, destaco sua participação como titular na derrota por 1 a 0 para o All Boys, em partida válida pelo torneio Apertura 2011. Adrían fez uma boa partida, principalmente na primeira etapa, atuando como lateral-direito dentro do 4-4-2 aplicado pelo técnico Omar Assad. Martínez recebeu nota 5 do diário Olé, melhor nota de um jogador do San Lorenzo naquela partida. No segundo tempo, todo o time caiu de produção, pressionados que estavam pelo grande risco de rebaixamento.

arquivo
Martínez no San Lorenzo ao lado do experiente Romagnoli: poucas oportunidades
Martínez no San Lorenzo ao lado do experiente Romagnoli: poucas oportunidades


Adrían Martínez chegou ao aurinegro Olimpo de Bahía Blanca em julho de 2012, sendo incluído juntamente com Nahuel Benítez, em uma troca pelo atacante Julio Furch. Lá é treinado por Walter Perazzo, o mesmo técnico que o convocou e o escalou entre os titulares naquela seleção sub 20 que disputou o hexagonal amistoso no Paraguai, em 2010. El chinito vem sendo titular da lateral direita do Olimpo na segunda divisão do futebol argentino e neste sábado foi escalado para encarar o Patronato fora de casa.

Vídeo: Confira o gol (o primeiro da partida) de Adrían Martínez na peleja Olimpo 4 x 1 Aldosivi, válida pela Copa Argentina, em 27 de janeiro de 2013. Ele também participou da jogada do segundo tento naquela partida.



Enfim, Adrían Martínez me agradou quando o acompanhei na sub 20 albiceleste e, pelas informações que colhi desde então, vive no Olimpo de Bahía Blanca o seu melhor momento como jogador profissional. Entretanto tem pouca idade, fator que geralmente se traduz em altos e baixos dentro da cancha, e ainda não teve oportunidades concretas (envergando uma casaca de peso como a do San Lorenzo) de na primeira divisão do futebol argentino.

arquivo
O novo jogador do Flamengo em ação pelo Olimpo, na segunda divisão da Argentina
O novo jogador do Flamengo em ação pelo Olimpo, na segunda divisão

Mas pode demonstrar técnica e taticamente que será uma boa aquisição para eventualmente substituir Léo Moura como titular em um clube do tamanho de um Flamengo. Nomes como os de Gabriel Mercado (ex-Pincha, atualmente no River) e Gino Peruzzi, do Vélez Sarsfield, seriam os meus primeiros recomendados aos clubes brasileiros que estão a procura de um bom lateral-direito argentino.







* Renato Zanata Arnos, niteroiense; 46 anos; formado em História; cursando Jornalismo; autor da biografia “Adílio, camisa 8 da Nação”; co-autor do livro “Sarriá 82 – O que faltou ao futebol-arte?”; ex-comentarista da TV Esporte Interativo e administrador do blog Resenha Tática - clique aqui e acesse.