quarta-feira, 1 de maio de 2013

Pega no doping de novo, russa é suspensa por dez anos e deve perder prata olímpica


A medalhista de prata olímpica no arremesso de disco Daria Pishchalnikova foi banida por dez anos por doping, depois de não ter passado em um exame de drogas pela segunda vez, informou a Federação de Atletismo da Rússia (VFLA) nesta terça-feira.
A amostra retirada de Pishchalnikova em maio do ano passado foi novamente testada e resultou positivo para o esteróide anabolizante oxandrolona, disse a VFLA em seu site.
A VFLA anulou todos os resultados de Pishchalnikova desde 20 de maio de 2012, o que significa que ela deve perder a medalha olímpica de Londres. Assim, a China (com Yanfeng Li) deve herdar uma prata e Cuba, um bronze (com Yarelys Barrios). Estas alterações, entretanto, não vão mudar o resultado final no quadro de medalhas da última Olimpíada.
Kimimasa Mayama-29.ago.2007/Efe
A russa Daria Pishchalnikova em ação durante prova de lançamento de disco
A russa Daria Pishchalnikova em ação durante prova de lançamento de disco
A russa de 1,88m já cumpriu uma proibição por doping de julho de 2008 a abril de 2011.
A atleta de 27 anos estava entre as sete principais atletas russas mulheres culpadas de manipular amostras de drogas antes dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
Ela ganhou a prata no Campeonato Mundial de 2007 em Osaka, no Japão, mas teve a medalha retirada depois que a Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf) anulou todos os seus resultados a partir de maio daquele ano.
Em um caso separado, a campeã europeia dos 800 metros Yelena Arzhakova foi banida por dois anos, a partir de 29 de janeiro de 2013, por mostrar um "perfil de hemoglobinas anormais no seu passaporte biológico", anunciou a VFLA.