quinta-feira, 9 de maio de 2013

Adidas admite 'fazer pontes' para ajudar Fla a contratar craques


Fla Imagem
Fernando Basualdo, diretor geral da Adidas, e Zico
Fernando Basualdo, diretor geral da Adidas, e Zico  durante o evento de apresentação da parceria, na Gávea
Tão logo acabou a série de pronunciamentos no início do evento que apresentou a parceria entre Flamengo e Adidas, o vice-presidente do clube, Walter D´Agostino, deixou escapar o desejo de quase todo torcedor rubro-negro desde que o acordo foi assinado:

"Eu ouvi dizer que em todo grande clube que Adidas chega ela ajuda a trazer um grande craque...se quiser repetir isso aqui...", disse o vice geral, com um sorriso no rosto. 

A frase parece ter pego de calça curta os executivos da empresa alemã presentes no evento. Diretor geral da Adidas no Brasil, Fernando Basualdo foi indagado sobre a possibilidade de a empresa investir em um craque em busca de visibilidade e retorno financeiro com a venda de camisas personalizadas. Como o contrato de R$ 350 milhões por dez anos é considerado muito vultoso, o executivo preferiu indicar um caminho além do financeiro. 

"Temos conhecimento de futebol em geral, contatos em todos os lugares. Podemos criar as pontes para  que o clube possa ter os melhores jogadores do mundo. Podemos ser facilitadores e abrir essas portas", afirmou Basualdo. 

Divulgação
Detalhe camisa Adidas
Detalhe nova camisa da Adidas: escudo bordado
Entre seus patrocinados, a empresa alemã tem jogadores de alto quilate. O nome que figura no topo da lista, claro, é o de Messi, melhor jogador do mundo e camisa 10 do Barcelona. Xavi, Kaká, Di María, Casillas são outros exemplos de craques patrocinados pela empresa. Vagner Love, assim como Marcelo Moreno, recém-contratado pelo clube, também constam na lista. 

Internacionalização da marca Flamengo

A partir de 2014, a Adidas lança efetivamente o projeto de internacionalização da marca do Flamengo. Integrante do seleto grupo chamado de "top five" pela empresa alemã ao lado de Bayern de Munique, Real Madrid, Milan e Chelsea, a Adidas terá produtos do clube carioca em todas suas lojas espalhadas pelo mundo. 

Nas diretrizes da empresa com o Flamengo está a possibilidade de levar o time rubro-negro para excursionar por Europa e Estados Unidos. A iniciativa, porém, não será de imediato. Dada a proximidade da Copa das Confederações, a empresa entende que não tem mais tempo hábil de firmar compromissos deste gênero. A ação deve ser intensificada para 2014. 

Em relação à divisão de espaço da Adidas com outras empresas na camisa, Fernando Basualdo preferiu não revelar as claúsulas estipuladas em contrato. Mas, de acordo com o documento, neste ano o clube ainda pode ter cinco patrocinadores e oito logomarcas no uniforme. A partir de 2014, no máximo dois novos compromissos podem ser assinados. A intenção da Adidas deseja que o manto rubro-negro seja o mais limpo possível, mas preferiu não entrar em conflito e amenizou a questão durante a coletiva. 

"A Adidas acredita numa camisa mais limpa possível. Acreditamos que isso prestigia a marca. Mas entendemos a situação financeira do clube. Por isso temos prazo para trabalhar. Estamos dispostos a trabalhar com eles. O contrato estabelece o número de parceiros que podemos ter na camisa, mas há confidenciabilidade" disse Basualdo. 

O novo uniforme rubro-negro teve apenas pequenos detalhes divulgados. A camisa será divulgada no próximo dia 23 de maio. Nesta sexta-feira, dia 10 de maio, começa a pré-venda do uniforme para os torcedores por meio do site da empresa.