sexta-feira, 5 de abril de 2013

Dallas Mavericks estuda possibilidade de escolher uma mulher no próximo draft


Veja enterradas de Brittney Griner
Uma mulher jogando na principal liga masculina de basquete do mundo? Pode parecer estranho, mas essa é a ideia de Mark Cuban, o milionário dono do Dallas Mavericks. O cartola da equipe disse estar pensando em escolher Brittney Griner, grande estrela universitária do momento, na segunda rodada do próximo draft.
Getty
Griner tem 18 enterradas, algo bem raro para mulheres
Griner tem 18 enterradas, algo bem raro para mulheres

Griner foi jogadora de Baylor State e é uma das mais altas e fortes da história do basquete universitário feminino. Com 2,03m de altura e eleita três vezes a melhor dos EUA, ela tem 3.283 pontos em sua passagem pela NCAA, a segunda marca de todas. Além disso, tem mais 748 tocos. Ela é a única a conseguir passar da marca de 2000 pontos e 500 tocos.

O problema é que a altura de Griner, considerada bem alta nos padrões femininos, é normal na NBA. Para uma pivô, ela seria até considerada muito baixa. No atual elenco dos Mavericks, por exemplo, ela seria apenas a sexta mais alta. O jogador de maior estatura na equipe é Dirk Nowitzki (2,13m). Na NBA, o mais alto é Hasheem Thabeet, do Oklahoma City Thunder, com 2,21m.

“Já pensei sobre isso (draftar Griner). Deveria fazer? Nesse momento estou mais propenso a dizer que sim só para ver se ela pode mesmo fazer isso (jogar na NBA). Nós nunca vamos saber até dar a alguém a chance. E não acho que vá haver grande diferença entre ela e as outras escolhas finais do draft”, disse Cuban. Griner, aceitou de imediato a possível chance. “Vamos fazer isso”, postou no Twitter.

Se não for escolhida na segunda rodada, ainda há a chance de Griner ser contratada para jogar a pré-temporada com os Mavericks. Em nenhuma das duas opções o Mavericks teria a obrigação de fazer um contrato maior com a jogadora. Tudo isso, claro, também pode não passar apenas de uma estratégia de marketing de Cuban.

Curiosamente, Griner não seria a primeira a ter um contrato com um time da NBA. Em 1979, Ann Meyers assinou com o Indiana Pacers. Ela chegou a fazer jogos na pré-temporada, mas foi dispensada antes do começo da temporada.
Getty
Griner está cotada para jogar pelo Dallas Mavericks na próxima temporada da NBA
Griner está cotada para jogar pelo Dallas Mavericks na próxima temporada da NBA