segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Cruzeiro e Corinthians abriram seis pontos a seis rodadas. Foram campeões!

 vitória do Atlético no grande jogo da rodada, contra o Fluminense (leia coluna sobre o jogo nas edições de O Estado de S. Paulo e Hoje em Dia desta segunda-feira) não deve aumentar muito a esperança da torcida do Atlético. Pelo menos, de acordo com o retrospecto. Na história dos pontos corridos, duas equipes tiveram exatos seis pontos de vantagem sobre o segundo colocado a seis rodadas do fim do torneio. O Cruzeiro de 2003 e o Corinthians de 2005. Ambos foram campeões.

Desses, quem mais sofreu foi o Corinthians, que terminou a campanha com uma distância menos segura sobre o Internacional: três pontos.

Em 2003, o Cruzeiro chegou a abrir doze pontos de vantagem sobre o Santos. Então, perdeu para o Juventude e para o Internacional e a distância caiu para seis pontos a oito rodadas do fim do primeiro Brasileirão por pontos corridos.
Não adiantou. Os seis pontos persistiram até a antepenúltima rodada, quando o Cruzeiro ganhou do Paysandu por 2 x 1 e, beneficiado pela derrota do Santos em Goiânia para o Goiás, comemorou o título com duas rodadas de antecipação.

A vitória do Galo dá esperança relativa, mas descarta a chance de o Fluminense ser o campeão com maior antecipação. Em 2007, o São Paulo levantou a taça a quatro rodadas do fim do torneio