quinta-feira, 26 de julho de 2012

Londres terá problemas de transporte na Olimpíada. Caos? Longe disso

São 270 estações, 11 linhas e 402 quilômetros de trilhos, cobrindo praticamente toda a cidade, o que faz o metrô de Londres ser considerado um dos melhores do mundo. Isso sem falar nas centenas de linhas de ônibus 24 horas por dia e serviços de trem que cruzam a capital, um sistema de transporte público realmente de qualidade. Mesmo assim, teremos estações e vagões superlotados, filas e reclamações durante os Jogos Olímpicos de 2012. Grande caos? Em minha opinião, não. Tudo absolutamente normal. O metrô de Londres tem alguns problemas, sim, é antigo (começou a operar em 1863), mas muito trabalho foi feito com bastante antecedência para proporcionar melhorias durante os Jogos.

Mesmo assim, tenho certeza que verei diversas notícias sobre caos no transporte da capital britânica. Situações como atrasos de trens e estações temporariamente fechadas são cotidianas na vida de quem mora em Londres, seja pelo excesso de passageiros, por um louco que se atirou no trilho (sim, isso acontece quase que diariamente por aqui), por uma suspeita de bomba ou por um simples apressado que segura a porta para entrar no vagão antes de ela se fechar. Vivi isso por dois anos e meio. Quem conhece o Undergound de Londres (mais conhecido como Tube) e está familiarizado com os "Mind the Gap", "Jubilee Line" e "stand clear of the closing doors" da vida sabe bem disso.

Acho quase impossível se organizar um evento de grande porte, com milhares de pessoas chegando ou saindo de um estádio ao mesmo tempo, e mais milhões circulando pelas ruas, sem que haja pelo menos um pouco de espera antes de ir ou voltar para casa. Além disso, o transporte de Londres já apresenta normalmente certa lotação em determinadas estações e horários de pico, principalmente no verão com a presença de turistas, independentemente da Olimpíada. O evento esportivo vai acentuar um pouco isso, claro, mas nada que não possa ser amenizado com medidas preventivas, o que já foi feito.
Tiago Leme/ESPN
Estação de metrô e trem de Stratford, ao lado do Parque Olímpico, foi completamente reformada
Estação de metrô e trem de Stratford, ao lado do Parque Olímpico, foi completamente reformada
Um exemplo do que acontece em Londres e em outras grandes cidades da Europa: geralmente, logo após o final de jogos de futebol ou shows musicais, a estação de metrô ou trem logo ao lado do estádio fica fechada por alguns minutos para que ela não encha além de sua capacidade, para evitar confusões. Já presenciei isso no Emirates Stadium, Stamford Bridge, O2 Arena, Santiago Bernabéu... Tudo absolutamente normal. Em São Paulo mesmo isso acontece em alguns lugares, talvez com uma organização não tão eficiente como o que ocorre por aqui.

Em outros casos, as estações ficam fechadas durante todo o período de um campeonato, como o aconteceu na última Eurocopa, ao lado do estádio de Kiev e de Kharkiv, na Ucrânia, por exemplo. Agora na Olimpíada, a estação de DLR Pudding Mill Lane, colada no Parque Olímpico, não abrirá as portas até o final da Paralimpíada, já que o espaço é pequeno e não suportaria a multidão. Por outro lado, Stratford foi completamente reformada, ampliando o número de plataformas, trens, entradas e saídas para atendar à demanda. Durante os últimos anos, várias linhas do metrô de Londres ficaram paralisadas nos finais de semana para que obras de modernização fossem feitas. 

Para os Jogos Olímpicos, as autoridades e o Comitê Organizador fizeram vários pedidos aos moradores, anúncios estão espalhados pela cidade para evitar um caos nos transportes, medidas como: evitar determinadas estações, alterar o caminho tradicional de casa para o trabalho, usar bicicletas ou andar a pé. Faixas exclusivas para ônibus e carros com atletas, delegações e dirigentes também foram criadas, já que o trânsito na região central de Londres é sempre complicado.

O resultado de tudo isso veremos nas próximas semana, e o primeiro grande teste será já nesta sexta-feira com a cerimônia de abertura no estádio Olímpico. O planejamento foi feito com antecedência. Volto a repetir. Problemas? Vão acontecer. Caos? Longe disso.
Tiago Leme/ESPN
Metrô de Londres já apresenta certa lotação nos horários de pico e no verão
Metrô de Londres já apresenta certa lotação nos horários de pico e no verão