sexta-feira, 18 de maio de 2012

Euro 2012: Polônia aposta nos campeões alemães

Co-anfitriã da Euro 2012, a Polônia é a pior entre as seleções participantes segundo o ranking da Fifa. No entanto, o fato de jogar em casa e ter um grupo que poderia ser bem mais complicado são razões para acreditar em uma campanha positiva no torneio - entenda-se a classificação para as quartas-de-final.

Ao contrário dos anos 70 e 80, quando era presença frequente em Copas do Mundo (terceira colocada em 1974 e 1982) e contava com talentos do calibre de Lato e Boniek, hoje a Polônia não conta com muitos jogadores em cenários importantes. Há exceções, como o goleiro Szczesny, do Arsenal, e o trio de campeões alemães pelo Borussia Dortmund.

O lateral-direito Lukasz Piszczek, o meia Jakub "Kuba" Blaszczykowski e o atacante Robert Lewandowski formarão a espinha dorsal da equipe, que tem Rússia, Grécia e República Tcheca como adversárias.

Eliminada na primeira fase em 2008, a Polônia sabe que o apoio do torcedor será crucial para as chances de classificação à segunda fase - algo que o país não consegue em um torneio desde a Copa do Mundo de 1986. A dificuldade em selecionar jogadores levou o técnico Franciszek Smuda a procurar jogadores de origem polonesa nascidos ou criados em outros países.

São os casos, por exemplo, do zagueiro Perquis, do Sochaux, e o meia Obraniak, do Bordeaux, nascidos na França, e dos meio-campistas Matuszczyk, do Fortuna Dusseldorf, e Polanski, do Mainz, ambos poloneses de nascimento, mas formados no futebol alemão.

Entre os 26 jogadores pré-convocados, o único que ainda não fez sua estreia na seleção é o jovem meia Rafal Wolski, do Legia Varsóvia. Somente dois nomes na lista (Wasilewski e Murawski) têm 30 anos ou mais, mas nenhum deles alcança o número de jogos pela seleção de Dudka, volante do Auxerre. Dudka, que também pode ser zagueiro ou lateral, acumula 61 jogos pela Polônia e carrega a experiência de quem disputou a Copa do Mundo de 2006 e a Euro 2008.

Fique de olho - Robert Lewandowski, 23 anos, tornou-se um dos atacantes mais valorizados da Europa com sua campanha pelo Borussia Dortmund, vencedor da Bundesliga e da Copa da Alemanha. O ex-jogador do Lech Poznan marcou 30 gols na temporada, sendo 22 no campeonato nacional (nenhum de pênalti), e tornou-se também esperança para a seleção.

Em seu último ato pelo Dortmund na temporada, Lewandowski fez um hat-trick (três gols) na goleada de 5 a 2 sobre o Bayern de Munique, na final da Copa da Alemanha. Avaliado em pelo menos 15 milhões de euros, ele revelou que gostaria de jogar no futebol inglês ou espanhol no futuro.

O atacante vem de uma família muito ligada ao esporte: o pai foi lutador de judô e a mãe jogadora de voleibol. Sua noiva, Anna Stachurska, é lutadora de caratê.

O comandante - O ex-jogador Franciszek Smuda, que completará 64 anos durante o torneio, é conhecido como um técnico disciplinador e assumiu o cargo em 2009, depois de a Polônia perder a classificação para a Copa do Mundo da África do Sul.

Smuda é lembrado por seu grande trabalho à frente do Widzew Lodz nos anos 90, quando foi duas vezes campeão nacional e levou o time às quartas-de-final da Champions League em 1996, na última grande participação de um time polonês no torneio.

O treinador adotou uma linha de tolerância zero com casos de bebedeira, o que custou o lugar de alguns jogadores no grupo. Foi o caso de Slawomir Peszko, meio-campista do Colônia, expulso da seleção.

Criado no sul da Polônia, região de fortes laços culturais com a Alemanha, Smuda teve suas primeiras experiências como técnico no país vizinho, dirigindo times de divisões inferiores, e talvez por isso adote um estilo germânico em seu trabalho.

Os pré-convocados (três serão cortados):

Goleiros: Lukasz Fabianski (Arsenal/ING), Wojciech Szczesny (Arsenal/ING), Przemyslaw Tyton (PSV Eindhoven/HOL);

Defensores: Sebastian Boenisch (Werder Bremen/ALE), Kamil Glik (Torino/ITA), Marcin Kaminski (Lech Poznan), Tomasz Jodlowiec (Polonia Varsóvia), Damien Perquis (Sochaux/FRA), Lukasz Piszczek (Borussia Dortmund/ALE), Marcin Wasilewski (Anderlecht/BEL), Jakub Wawrzyniak (Legia Varsóvia), Grzegorz Wojtkowiak (Lech Poznan);

Meio-campistas: Jakub "Kuba" Blaszczykowski (Borussia Dortmund/ALE), Dariusz Dudka (Auxerre/FRA), Kamil Grosicki (Sivasspor/TUR), Adam Matuszczyk (Fortuna Düsseldorf/ALE), Adrian Mierzejewski (Trabzonspor/TUR), Rafal Murawski (Lech Poznan), Ludovic Obraniak (Bordeaux/FRA), Eugen Polanski (Mainz/ALE), Maciej Rybus (Terek Grozny/RUS), Rafal Wolski (Legia Varsóvia);

Atacantes: Pawel Brozek (Celtic/ESC), Michal Kucharczyk (Legia Varsóvia), Robert Lewandowski (Borussia Dortmund/ALE), Artur Sobiech (Hannover 96/ALE).

Ouça as partidas da Eurocopa a partir do dia 8 de junho pela Rádio Estadão/ESPN, e acompanhe diariamente o Fora de Jogo especial na ESPN e ESPN HD.