sábado, 3 de dezembro de 2011

Não existe conflito de interesse?

Siga Fernando Fleury no twitter @f_fleury ou em outras redes.

Pena... é assim que posso resumir a fala de Ronaldo.

Ronaldo é um exemplo de superação. Já falei disso por aqui algumas vezes. Sempre se mostrou inteligente quando o assunto está ligado a negócios e sua agência, 9ine, tem tudo para ser gigante. Mas ao aceitar participar do conselho criado por Ricardo Teixeira par coordenar a Copa, não se licenciar das funções em sua empresa e discursar que não existe conflito de interesses entre a nova posição e suas atribuições de empresário Ronaldo mancha sua história.

Talvez certo esteja o Senador Álvaro Dias (PSDB-PR) ao afirmar que Ronaldo está sendo usado como escudo por Ricardo Teixeira, mas neste momento vamos analisar os possíveis conflitos de interesse, negados pelo jogador.

Como empresário Ronaldo tem diversos contratos com empresas patrocinadores e com jogadores. Entre os principais jogadores de sua agência temos: Neymar, Leandro Damião e Luca. O Presidente do Santos, recentemente, acusou Ronaldo de tentar convencer Neymar a sair do Brasil e ir jogar na Europa já no próximo ano.

Se, como Ronaldo disse, ele aceito a função por causa do povo brasileiro deveria também pensar no povo brasileiro e fazer de tudo para que os craques de nosso país fiquem jogando no Brasil e não que saiam daqui. Além disso, em sua nova função, qual poderá ser o peso de sua influência em possíveis convocações futuras?

Do lado das empresas a confusão pode será inda maior. Oi, Coca-Cola e Adidas são patrocinadores oficiais do Copa do Mundo no Brasil e Ronaldo possuí contrato com Claro, Nike e Ambev como patrocinadores oficias pessoais. Existe ou não conflito nesta situação?

Exemplo claro disso, sem trocadilhos, foi a twitter do jogador (@claroronaldo – com o logo da Claro) comentando sobre sua nova função e pedindo o apoio dos torcedores.

Para piorar a situação um dos maiores imbróglio da Copa está relacionado ao consumo de álcool dentro dos estádios e no arredor. Isso porque a legislação brasileira impede tal consumo. Mas a Copa possuí uma cerveja com patrocinadora oficial e essa patrocinadora, por conhecidencia, também é patrocinadora do ex-jogador.

E Ronaldo está certo ao afirmar que Copa do Mundo se faz com estádios e não com hospitais. Mas um país se constrói com educação e saúde e não com futebol!