sábado, 17 de setembro de 2011

Em alta, em baixa... os nomes da primeira rodada da Champions

A cada rodada da Champions League, o blog selecionará cinco destaques positivos e cinco negativos. A primeira rodada foi traiçoeira para vários dos favoritos, e apenas três times das quatro principais ligas da Europa conseguiram vencer.

EM ALTA
Hulk - Recuperou-se do pênalti perdido e foi figura fundamental na virada do Porto sobre o Shakhtar. O brasileiro deu uma mostra da potência de seu pé esquerdo com um belo gol de falta, e ainda esteve envolvido na maioria das jogadas ofensivas dos Dragões.

Bayern - Chegar à final em casa, algo que ninguém consegue desde 1984 (Roma), motiva os bávaros, que tiveram uma atuação convincente nos 2 a 0 sobre o Villarreal, na Espanha. A força ofensiva já era conhecida, mas o time desta temporada parece bem mais seguro na defesa.

Brasileiros - Foram dez gols brasileiros na rodada, sendo nove na terça-feira: Pato, Thiago Silva, David Luiz, Manduca, Aílton, Hulk, Kléber, Luiz Adriano, Renan Bressan e Rafinha.

Kelava - O jovem goleiro do Dinamo Zagreb fez grandes defesas e garantiu o honroso placar de 1 a 0 na derrota para o Real Madrid. Sua página no Facebook já havia virado sensação após o desempenho no confronto dos play-offs contra o Malmö.

Villas-Boas - O técnico português começou com o pé direito sua história na Champions, obsessão do Chelsea. A vitória por 2 a 0 sobre o Bayer Leverkusen, com gols de David Luiz e Mata (em duas assistências de Torres) foi a única de um time inglês na rodada.

EM BAIXA
Zenit - O campeão russo foi dominado pelo APOEL, do Chipre, e saiu de campo justamente derrotado por 2 a 1. Pelos investimentos que recebe a equipe de Luciano Spalletti, é um resultado difícil de explicar.

Marcelo - O lateral brasileiro vinha bem no jogo contra o Dinamo Zagreb - deu a assistência para o gol de Di María -, mas deixou os companheiros na mão ao tentar simular um pênalti e receber o segundo cartão amarelo. É a segunda expulsão do defensor na temporada.

Internazionale - O grande vexame da rodada. Não importa que o Trabzonspor tenha vencido por 1 a 0 com um gol no seu único ataque da partida. O começo de trabalho de Gian Piero Gasperini é preocupante, e o ex-técnico do Genoa já pode se considerar na corda bamba.

Lille - O campeão francês pode lamentar muito os dois pontos que deixou escapar na estreia, ao ceder o empate por 2 a 2 com o CSKA Moscou com dois gols nos 18 minutos finais.

Dupla de Manchester - Dominantes na Premier League (100% de aproveitamento e um total de 33 gols marcados), United e City tiveram problemas na Champions. O City não passou do empate por 1 a 1 com o Napoli, em casa, e o United precisou de um momento de inspiração de Ryan Giggs (que nunca decepciona) para arrancar um ponto no campo do Benfica.