quarta-feira, 15 de junho de 2011

Preparador físico do Flu alerta jogadores para os exageros das farras à noite

O alerta para prevenir lesões ou mesmo a recuperação segura por causa de algum problema muscular foi dado pelo preparador físico do Fluminense Cristiano Nunes. Segundo ele, uma noite bem dormida e alimentação nas horas certas devem ser fundamentais para jogadores de futebol, considerados atletas de alto rendimento.
“Se o camarada não tiver uma boa noite de descanso vai dificultar o processo de recuperação. Assim, ele não fará a recuperação adequada. Sair à noite não é a razão das lesões, mas se alguém faz atividades de alta intensidade, como disputar partidas de futebol, faz com que ele precise de uma boa noite de sono para se recuperar para o próximo jogo”, ensinou.
Questionado sobre a comparação entre jogadores de futebol e de basquete, cuja atividade também é considerada de alto rendimento, Cristiano Nunes apontou a primeira profissão com a cobrança muito maior, pelo menos no Brasil. Para o preparador físico, estar no gramado é muito mais sacrificante do que atuar numa quadra, por exemplo.
“Apesar de serem dois esportes coletivos e de contato, no futebol a exigência é muito maior. A distância total percorrida pelos atletas causa um desgaste bem maior do que na quadra. E isso facilita ao atleta se lesionar. No futebol a cobrança é maior porque envolve a paixão. Mas nos dois casos os atletas precisam de boa formação, bom planejamento”, explicou.
Para aqueles que gostam de esticar um pouco mais à noite, beber moderadamente uma cervejinha, curtir a vida e gastar parte dos altos salários que ganham dos clubes e patrocinadores, o preparador físico do Fluminense disse na ser contrário. Mas ressaltou a importância de se evitar exageros.
“Já conversamos com a comissão técnica anterior e nos transmitiram informações sobre os atletas. Conversamos sobre todas as necessidades. Os jogadores têm o direito de ter um momento de diversão, de dar uma saída, de relaxar. Mas existe o momento oportuno para isso”, alertou Cristiano Nunes.