segunda-feira, 13 de junho de 2011

O Fluminense merecia mais

Os primeiros cinco minutos de Abel Braga no comando do Fluminense foram preocupantes. De volta ao clube, o treinador, tratado como a solução de todos os problemas, teve a impressão que o trabalho seria muito mais difícil do que poderia imaginar.

Foram cinco minutos avassaladores do Corinthians, com pressão no campo ofensivo e muita movimentação. De um cruzamento de Danilo surgiu o primeiro gol corintiano, que passaria a explicar os outros 85 minutos.

Por que mudar radicalmente uma postura que vinha funcionando? Por que recuar? O contra-ataque é fundamental, é uma virtude, mas não pode ser um fim. O segundo gol, de pênalti, surgiu quando o Flu era superior na partida.

Mas o pior já havia passado. O lado positivo foi constatar que, mesmo diante de um resultado adverso, Abel voltou ao Brasil para comandar uma equipe com capacidade de reação. Esse foi o ponto positivo do Fluminense.

Há muito o que fazer, mas há tempo para arrumar a casa. Abel já percebeu que, além de consertar a equipe dentro de campo, o mais difícil está fora dele. O título brasileiro não ajudou a melhorar a estrutura do clube e o treinador já chegou reclamando.

No vice-líder Corinthians, os melhores foram os extremos: o goleiro Júlio César e o atacante William. O time vai melhorar, mas não pode se vangloriar do futebol apresentado contra o Fluminense.

O resultado foi ótimo, apenas isso. A postura deve ser mudada. É preciso controlar o jogo por mais tempo.

e

CORINTHIANS 2 X 0 FLUMINENSE
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 12 de junho de 2011, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS)
Assistentes: Júlio César Rodrigues dos Santos e Marcelo Bertanha Barison (ambos do RS)
Público: 18.400 pagantes (total de 20.777)
Renda: R$ 575.168,00
Cartões amarelos: Danilo e Paulinho (Corinthians); Leandro Euzébio, Souza e Rafael Moura (Fluminense)

Gols: CORINTHIANS: Willian, aos 5 e aos 30 minutos do primeiro tempo

CORINTHIANS: Julio Cesar; Weldinho, Wallace, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Willian (Morais), Liedson (Emerson) e Jorge Henrique (Ramírez)
Técnico: Tite

FLUMINENSE: Ricardo Berna; Gum, Edinho (Souza) e Leandro Euzébio; Mariano, Valencia, Deco (Marquinho), Darío Conca e Julio Cesar; Tartá (Rafael Moura) e Fred
Técnico: Abel Braga