sábado, 4 de junho de 2011

Na Li vence Schiavone em Roland Garros e se torna 1ª chinesa campeã em Grand Slam

Na Li entrou definitivamente para a história do tênis chinês neste sábado ao vencer a atual campeã Francesca Schiavone por 2 sets a 0 em parciais de 6-4 e 7-6 (7-0). Com o resultado, a tenista conquistou o título de Roland Garros e se tornou a primeira chinesa a vencer um torneio Grand Slam na história.
A final deste ano foi a mais velha de um torneio feminino de Grand Slam desde 1998, quando Jana Novotna superou Nathalie Tauziat em Wimbledon. Na Li, com 29 anos, e Francesa Schiavone, prestes a completar 31 anos, somam 60 anos de idade. No duelo de "coroas", levou a melhor a chinesa, em pouco menos de duas horas de partida.

CEJA IMAGENS DO TÍTULO DE NA LI

Foto 9 de 11 - Na Li desaba no chão de Roland Garros depois de conquistar o título sobre a italiana Francesca Schiavone. Chiensa se tornou a primeira tenista de seu país a vencer um torneio Grand Slam na história AFP PHOTO / PATRICK KOVARIK
Apesar de duas veteranas, Na Li e Schiavone mostraram que ainda podem render dentro de quadra. Ambas venceram rivais mais jovens para garantir a vaga na final: enquanto a italiana venceu Marion Bártoli, de 26 anos, a chinesa superou a ex-número 1 do mundo Maria Sharapova, de 24 anos.
No primeiro set da decisão de Roland Garros, a diferença foi a agressividade de Na Li. A tenista, que nunca venceu um torneio Grand Slam, teve 15 pontos vencedores contra apenas três da adversária.
A postura ofensiva da chinesa fez diferença no quinto game, quando a tenista aproveitou um dos três break points que teve na parcial para alcançar a vantagem necessária para fechar o set em 6-4.
O ritmo da partida continuou a favor de Na Li na segunda etapa. Logo no primeiro game a chinesa conseguiu uma quebra no serviço da atual campeã de Roland Garros, mas Schiavone se recuperou e igualou a partida no 7º game, dando a impressão de que emplacaria uma reação no jogo.
No tie-break, entretanto, Na Li retomou o bom momento e a agressividade do primeiro set e venceu por 7 a 0, abrindo caminho para o primeiro Grand Slam para o tênis da China.