quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Marcos Aurélio decide, e Sport se reabilita na Série B com vitória sobre Ceará

Otávio de Souza/Agif/Gazeta Press
Marcos Aurélio teve papel decisivo na vitória do Sport sobre o Ceará
Marcos Aurélio teve papel decisivo na vitória do Sport sobre o Ceará
Longe de apresentar o futebol do nível dos líderes Palmeiras e Chapecoense, o Sport conseguiu se manter como o principal perseguidor aos dois alviverdes no Campeonato Brasileiro da Série B. Na noite desta terça-feira, em confronto realizado na Ilha do Retiro, em Recife (PE), o clube rubro-negro venceu o Ceará pelo placar de 2 a 1, com dois gols de falta de Marcos Aurélio, e se reabilitou na competição.
Derrotado pelo São Caetano no último final de semana, o Sport garantiu com o placar desta terça-feira um lugar confortável dentro da zona de promoção à elite do futebol nacional. A equipe rubro-negra soma 27 pontos e segue na terceira posição. O Ceará, por outro lado, está estacionado nos 17 pontos, e se posiciona na parte intermediária da tabela de classificação.
Depois do compromisso nordestino desta terça-feira, o Sport se concentra para novo jogo dentro de casa. Na sexta-feira, a partir das 21h50 (de Brasília), o clube comandado por Marcelo Martelotte encara o Atlético Goianiense, na Ilha do Retiro. Já o Ceará, agora com duas derrotas consecutivas na Série B, duela na mesma data, mas às 19h30, contra o Avaí, em Florianópolis.
O jogo
Longe de disputar a liderança do Campeonato Brasileiro por conta da irregularidade apresentada nas últimas rodadas, o Sport buscou a pressão no início de jogo contra o Ceará a fim de minar o jogo rival. Mesmo sem apresentar um bom futebol, os mandantes conseguiram a abertura do placar aos 30 minutos, quando Marcos Aurélio cobrou falta e venceu o goleiro Fernando Henrique. A bola desviou em Diego Ivo antes de entrar.
A felicidade dos torcedores pelo gol resultou na queda da pressão vivida pelo clube por conta da atuação irregular. Com total apoio do público na Ilha do Reitro, o Sport cresceu de rendimento e aumentou o marcador ainda antes do intervalo. Nos acréscimos, Marcos Aurélio, novamente de falta, acertou o ângulo de Fernando Henrique e sentenciou a confortável vantagem pernambucana.
O famoso conceito do ‘perigo' do placar de 2 a 0 entrou na pauta dos torcedores na Ilha do Retiro logo aos 6 minutos da segunda etapa. Em praticamente seu primeiro lance na partida, o ex-corintiano Lulinha, que entrou em campo após o intervalo, aproveitou passe de Richely para finalizar firme e diminuir o marcador.
O tento transformou o time cearense. Motivado na busca pelo empate, o clube alvinegro controlou a maior parte da posse de bola e acuou o adversário, que permaneceu apenas em busca de um contra-ataque fulminante. A postura mais conservadora por pouco não custou o resultado, ainda mais depois da expulsão de Rithely.
FICHA TÉCNICA:
SPORT 2 X 1 CEARÁ
Local: Ilha do Retiro, no Recife (PE)
Data: 13 de agosto de 2013, terça-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Charles Hebert Cavalvante Ferreira (AL)
Auxiliares: Broney Machado e José Maria de Lucena Netto (ambos da Paraíba)
Cartões amarelos: Rithely e Patric (Sport); Xaves, João Marcos e Diego Ivo (Ceará)
Cartão vermelho: Rithely (Sport)
Gols: SPORT: Marcos Aurélio, aos 31 e aos 46 minutos do primeiro tempo
CEARÁ: Lulinha, aos cinco minutos do segundo tempo
SPORT: Magrão; Patric, Tobi, Gabriel e Marcelo Cordeiro (Pery); Anderson Pedra, Rithely, Patrik Silva (Camilo) e Lucas Lima; Felipe Azevedo (Renan Teixeira) e Marcos Aurélio
Técnico: Marcelo Martelotte
CEARÁ: Fernando Henrique; Marcos, Diego Ivo, Anderson Marques e Eusébio (Adriano Pardal); Éverton (Lulinha), Xaves, João Marcos e Rogerinho; Rychely e Léo Gamalho (Romário)
Técnico: Sérgio Guedes