O 'professor' Dunga pediu aos anões uma postura de pugilista, e pimba na caxirola: a amarelinha desbotada foi nocauteada pelo Chile, no ringue de Santiago, pela primeira rodada das eliminatórias da Copa. Resistiu 45 minutos. Depois, Chi-chi-chi le-le-le: 2 a 0, com direito a olé e nó tático de Jorge Sampaoli em Dunga. O ‘professor' chileno trocou o 3-5-2 pelo 4-3-3 ao final do primeiro tempo e engoliu Dunga.
Mais uma vez ficou evidente que, sem o melhor boxeador, o moleque Neymar, o time brasileiro dificilmente deixará de frequentar as cordas ao longo de 90 minutos. Falta-lhe punch. Mesmo assim, irá ao Mundial de 2018, na Rússia. Pode ser cambaleando, mas chegará à Copa.
Mais uma vez ficou evidente que, sem o melhor boxeador, o moleque Neymar, o time brasileiro dificilmente deixará de frequentar as cordas ao longo de 90 minutos. Falta-lhe punch. Mesmo assim, irá ao Mundial de 2018, na Rússia. Pode ser cambaleando, mas chegará à Copa.
Chilenos e brasileiros criaram muito pouco no primeiro tempo. Levaram os 45 minutos em banho-maria, à espera de um erro do adversário. Quando ousou um pouco mais, o Chile mandou uma bola na trave em chute de Sanchez, aos 42. Os anões mostraram pouca criatividade no meio de campo, já que Oscar abusou dos erros nos passes. E o ataque, com Douglas Costa e Hulk, quase não incomodou.
A equipe brasileira melhorou no início do segundo tempo. Tentou aproveitar os espaços deixados pelo Chile nos contra-ataques. Sem sucesso. E, aos 10, a trave novamente evitou o pior para os anões, num chute de Isla. Doze minutos depois, Mark González perdeu ótima chance para abrir o placar.
Apesar de o Chile estar melhor, o ‘professor' Dunga nada fez para evitar o pior. Que aconteceu, aos 26: Matias Fernandes, que havia entrado no lugar do inútil Valdivia, cobrou uma falta e Vargas mandou para as redes: 1 a 0. Resultado justo ao time que mais procurava o ataque.
Depois da porta arrombada, Dunga sacou Hulk e colocou Ricardo Oliveira. Aos 37, Lucas Lima substituiu o ‘pitbull' Luiz Gustavo. De nada adiantou. Aos 44, Alexis Sanchez fechou o caixão brasileiro: 2 a 0. Pela primeira vez o Brasil conheceu uma derrota em estreia nas eliminatórias. Na próxima terça, receberá a Venezuela, em Fortaleza.
Pitacos das eliminatórias... Sem Luis Suárez e Cavani, Celeste quebra jejum de nove jogos em La Paz e vence a Bolívia por 2 a 0 (Cáceres e Godín); um Guerrero só não faz verão: Colômbia 2 x 0 Peru, gols de Téo Gutiérrez e Cardona - quinto triunfo consecutivo dos colombianos em estreias nas eliminatórias; gol na bacia das almas de Derlis González garante os três pontos ao Paraguai contra a Venezuela, na casa do inimigo; em Buenos Aires, vergonha argentina, sem Messi: 2 a 0 para o Equador, gols de Erazo e Caiedo, aos 35 e 36 do segundo tempo - Deus é brasileiro.
############
Zapping. A bola do Brasileirão deixou de rolar no meio da semana por causa das eliminatórias da Copa, mas o filme 'Intocáveis' deu conta do recado na plim-plim: 21 pontos de audiência na grande Pauliceia refém da bandidagem, entre 22h37 e 0h15. Na Cidade Maravilhosa das balas voadoras, cravou 22. Em comparação a semanas anteriores, o ibope chegou a crescer até dois pontos.
Zé Corneta. Soberano São Paulo: de vendedor de credibilidade a rei de negociatas.
Super-Paulistão. O futebol mais rico do país está de parabéns. Nada menos que 31% dos jogadores que defenderam equipes nas três principais divisões do Campeonato Paulista estão desempregados. O levantamento é da ‘Folha'. Trocando em miúdos: 523 atletas dos 1.704 que correram atrás da bola nas Séries A1, A2 e A3 andam atrás de um clube para poder sobreviver.
Sugismundo Freud. Nem tudo que vai volta. O dinheiro que o diga!
Bem, amiguinhos. Mesmo flutuando pela Série B, o Botafogo nunca contou com uma torcida tão fervorosa dos coirmãos. Explica-se, com direito a dar asas à imaginação: torcedora do Bota, a atriz Maitê Proença prometeu ficar nua se a equipe voltasse à elite do Brasileirão. E a chance de isso não acontecer gira em torno de... 1%. 'Vou ficar peladíssima, com apenas uma coleira, escrito Botafogo', garantiu Maitê. Ajoelhou tem que rezar.
Caiu na rede. Homenagem ao Palmeiras em Chapecó: não deixe a zoeira morrer, não deixe a zoeira acabar...
Bem, diabinhos. Uma das principais peças do líder Corinthians, o garçom-artilheiro Jadson é um dos cinco jogadores que estão com os direitos de imagem atrasados. A fila dos credores com chuteiras ainda comporta Elias, Renato Augusto, Danilo e Ralf. O clube espera colocar a casa em ordem até a bola voltar a correr pelo Brasileirão.
Dona Fifi. Casa da mãe Joana parece convento se comparada ao soberano São Paulo.
'Mata-leão' 1. A superstar do UFC, Ronda Rousey, deita e rola também fora do octógono. Nocauteou uma tradição: a campeã peso-galo foi escolhida para ser a primeira atleta a apresentar uma edição do 'Sportscenter', da ESPN. Atletas são convidados com frequência para o programa, mas uma mulher nunca havia sido convidada para a tarefa. Ronda esbanjou simpatia. Brincou com os comentaristas e até cornetou o astro Kobe Bryant: se está pensando em parar, tem de abandonar o basquete.
‘Mata-leão' 2. Ronda derrubou outro tabu: primeira mulher a estampar a capa da revista 'Men's Fitness', da Austrália. Provocou até alguns biquinhos machistas, inconformados com a decisão editorial. Na terça, no programa 'The Tonigh Show', com Jimmy Fallon, a estrela do octógono apareceu com um vestido justo e um decote mais generoso que Papai Noel. Ronda enfrentará Holly Holm em 14 de novembro, na cidade de Melbourne.
De chaleira. E o brilho do ídolo sem chuteiras Alexandre Mattos já é bem menor no ninho dos periquitos em revista.
Gilete press. Do ex-jogador da seleção alemã Mario Basler, sobre o Bayern de Guardiola, ao jornal 'Bild': "Ver o Bayern jogar é como fazer sexo com a mulher dos seus sonhos 34 vezes seguidas. É como rios de cerveja que nunca terminam. É como ter 300 dias de férias no ano e o resto livre." Há controvérsias.
Tititi d'Aline. O hermano Lucas Pratto decidiu aplicar parte da poupança (R$ 3 milhões) numa rede de academias em BH. O xodó da torcida do Galo espera contar com quatro unidades 'Pratto Fitness' até dezembro de 2016. Ele terá três sócios.
Você sabia que... o espanhol Fernando Alonso, com 32 vitórias, 22 poles e 97 pódios, completará 250 corridas no GP da Rússia?
‘Bola de ouro'. Futebol feminino. Segue prestigiadíssimo pelos cartolas: o América Mineiro disputará três jogos em cinco dias, dois pelo Brasileiro e um pelo estadual. As Coelhinhas viajarão somente dois mil quilômetros entre uma partida e outra.
Bola de latão. Palmeiras. Justiça mandou clube pagar R$ 1,7 milhão ao ex-zagueiro Lúcio por direitos de imagem atrasados e multa rescisória. O Palmeiras havia se comprometido a quitar a divida em parcelas, mas não pagou nenhuma. Lucio defende o Goa, da Índia.
Bola lixo. Joseph Blatter/Michel Platini. A carismática dupla dinâmica pegou um gancho de 90 dias na mamãe Fifa. Corrupção e má gestão, os simpáticos motivos.
Bola sete. "Só mesmo o papa Francisco conseguirá devolver a paz ao São Paulo" (de Wanderley Nogueira, da 'Jovem Pan' - amém).
Dúvida pertinente. Osorio ou Ilosorio?